Fabrício Luiz Lima Ayres, prefeito da cidade de Duas Barras, no Rio de Janeiro, virou algo de críticas nas redes sociais. O motivo: ele pediu para que a população do município pare de alimentar e dar abrigo para os cães em situação de rua.
Cuidados essenciais com cães: você não pode deixar de fazer isso
De acordo com o portal “G1”, a declaração do gestor foi feita em um evento realizado em uma praça do município nesta semana, quando ele disse que a prática de alimentar os animais seria um vetor de doenças na cidade. Vídeos feitos durante o evento mostram Luiz Lima Ayres falando ao microfone para que a população não dê comida aos animais.
“Vamos fazer uma campanha: não alimente o cão de rua, não dê guarita ao cachorro de rua”, começou o prefeito. “Para nós começarmos uma conscientização e assim nós conseguiremos dizimar, acabar com essa visita tão indesejada. Vocês têm que falar isso com o papai e com a mamãe em casa. Não dê comida ao cachorro de rua. Não alimente a proliferação de um dos vetores de doença da nossa cidade”, completou o prefeito.
Desde que fez a declaração, o prefeito tem sido bastante criticado por internautas, que ressaltam que, ao invés sugerir uma “campanha para exterminá-los”, o gestor deveria criar políticas públicas de proteção aos animais abandonados. Uma das que publicaram algo sobre o caso foi a ativista Luisa Mell, que classificou a fala de Luiz Lima Ayres como “inacreditável” e “lamentável”.
“Senhor prefeito, o senhor está ensinando e orientando a população, inclusive crianças, a acabarem com animais abandonados os matando de fome? É isto mesmo que entendi? É lamentável que pessoas com tamanha insensibilidade e ignorância tenham posições de poder em nosso país”, escreveu Luisa Mell.
O que diz o prefeito
Nas redes sociais, um vídeo mostra uma retratação do prefeito. Segundo o gestor municipal, em uma publicação na página do Facebook da Prefeitura, sua frase foi “mal compreendida”. “Eu queria pedir uma certa recolocação nas palavras, e desculpa se fui mal interpretado. Eu não quero falar que o cachorro não tem que ser alimentado na rua”, começou ele.
“Eu alimento o cachorro de rua, mas eu não alimento o cachorro de rua somente. Eu alimento, cuido dele em casa, com a minha família que faz isso muito bem e ama os bichos de rua”, completou o gestor.
Leia também: Alergia alimentar em cães: aprenda a identificá-las e saiba o que fazer