Notícia triste! Um prédio desaba em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul (RS), na manhã desta quinta-feira (23). O edifício residencial de cinco andares ficava no bairro Três Pinheiros.
Contudo, felizmente o acidente não deixou feridos, pois todos os moradores do local já haviam saído no último sábado (18), de acordo com a prefeitura da cidade, justamente por conta do risco de desmoronamento.
Prédio desaba em Gramado
Um colapso estrutural foi o motivo do desabamento do prédio, de acordo com o município.
Ainda mais, isso ocorreu por causa do grande volume de chuvas que vem atingindo a cidade, e toda a região Sul, há dias.
E atenção! A Prefeitura alertou que a instabilidade do solo segue e, portanto, o local onde estava o prédio e o bairro de Três Pinheiros seguem isolados.
Sendo assim, diante desse cenário, diversas casas e bairros de Gramado foram interditadas após o aparecimento de rachaduras nas ruas provocadas pelas intensas chuvas que atingem o estado desde a última sexta (17).
A saber, os bairros de Três Pinheiros, Piratini e Planalto foram os mais afetados, e apenas a região central não sofreu os reflexos do temporal.
Detalhes
Segundo a Prefeitura, a região de Três Pinheiros, onde ocorreu o prédio desabou nesta manhã, está totalmente bloqueada para circulação e permanência de pessoas. Já o bairro de Piratini tem cerca de 23 residências interditadas.
Ainda mais, para atender os desabrigados, um abrigo foi montado no ginásio da Escola Senador Salgado Filho, onde 30 pessoas são assistidas.
Até o momento, as tempestades provocaram cinco óbitos no Rio Grande do Sul, dois deles ocorreram em outro caso de desabamento em Gramado.
Por fim, cabe mencionar que em caso de emergência, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros no número (54) 98434-8064 ou para a Defesa Civil no telefone (54) 99629-6160.
Chuvas castigam
As chuvas do fim de semana no Sul do país deixaram rastro de destruição e morte principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Em cada um desses estados, quatro pessoas perderam a vida. Além disso, mais de 8 mil pessoas estão desabrigadas nessas duas unidades da Federação.
No Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil, 138 municípios reportaram danos e ocorrências, com 63 pessoas feridas e 2.653 desabrigadas. Ainda 7.527 tiveram de ser desalojadas para evitar outros desastres.
No total, mais de 194 mil habitantes foram afetados por chuvas, vendavais, enxurradas, inundações e soterramentos. As mortes envolveram uma mulher em Giruá, duas em Gramado e um homem em Vila Flores.
Com isso, cestas básicas foram entregues pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil a Alegrete, Giruá, São Borja, Vila Nova do Sul, Arroio do Meio, Muçum, Roca Sales. Também chegaram 750 litros de água potável para Muçum e 750 litros para Roca Sales.