O minério de ferro segue sofrendo com as fortes restrições impostas pela China. Nesta quinta-feira (5), os preços da commodity afundaram 6,6% no porto de Qingdao. Agora, o preço do minério está negociado a US$ 171,55 por tonelada.
Com o tombo, o minério de ferro passou a acumular queda de 5,5% em agosto, reduzindo os ganhos de 2021 para 6,9%. Aliás, este é o menor nível dos preços da commodity dos últimos quatro meses. E o que motivou o forte tombo foram as restrições impostas pela China sobre a produção de aço no país.
Em resumo, o governo chinês afirma que as medidas têm o objetivo de cumprir metas ambientais. Como os investidores acreditam que isso ainda perdurará nos próximos dias, preferiram se desfazer dos seus contratos. E o resultado foi o forte tombo dos preços do minério hoje.
Vale ressaltar que as preocupações com o controle da produção do aço no país asiático ocorre desde o início de julho. À época, os preços do minério de ferro despencaram ladeira abaixo apesar da forte demanda por matérias-primas siderúrgicas.
Em suma, a empresa de mineração SinoSteel Futures afirmou em julho que o fornecimento de minério de ferro deveria aumentar significativamente no segundo semestre. Assim, impulsionaria as principais mineradoras do país. No entanto, alertou que a implementação de controles de produção relacionados ao meio ambiente poderia provocar o excesso de oferta da commodity.
Veja mais detalhes dos preços do minério de ferro
Com os tombos registrados nesta quinta, os contratos mais negociados na Bolsa de Commodity de Dalian, para setembro, desvalorizaram-se 5,6%. Assim, encerraram a sessão em 999 yuans, o que corresponde a US$ 154 por tonelada.
A saber, os preços do minério de ferro dispararam nos últimos meses, especialmente em maio. Isso ocorreu porque muitas economias alicerçam suas recuperações justamente na infraestrutura, e acabam precisando de uma quantidade imensa de minério de ferro para atingirem seus objetivos.
No entanto, a pandemia voltou a causar temor por causa da variante Delta do novo coronavírus. Esta cepa é 50% mais contagiosa que a variante responsável pela maioria dos casos em 2020. Aliás, o número de casos e mortes provocados pela Covid-19 disparou em julho. Isso pode interromper novamente a retomada econômica, o que pressiona também os preços do minério de ferro.
Leia Mais: Ações da Petrobras disparam, mas não salvam Ibovespa nesta quinta (5)