A inflação no Brasil variou 0,67% em junho, superando a taxa observada em maio (0,47%). Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados impactaram positivamente a inflação no mês passado. E os principais destaques desses aumentos foram as passagens aéreas e os planos de saúde, que exerceram as maiores influências no indicador.
Em resumo, os dados se referem ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país. A saber, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo levantamento, divulgou as informações nesta sexta-feira (8).
Nesta semana, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) revelou que o preço do querosene de aviação (QAV) disparou 70,6% no primeiro semestre deste ano. Em suma, o QAV representa mais de um terço dos custos que as companhias aéreas possuem. E essa forte alta acaba sendo repassada para os consumidores através das passagens aéreas.
Por falar nisso, o IBGE revelou que os preços das passagens acumulam uma forte alta de 122,40% nos últimos 12 meses encerrados em junho. Isso reflete o repasse dos altos custos das empresas aéreas para os consumidores. Aliás, em junho, as passagens aéreas impactaram o IPCA em 0,06 ponto percentual, segunda maior influência no mês.
Auxílio Brasil: saiba tudo sobre o NOVO CARTÃO bancário
Planos de saúde provocam maior impacto na inflação
Embora as passagens aéreas tenham registrando uma variação bem mais expressiva em junho (11,32%), foram os planos de saúde que exerceram o maior impacto na inflação do país. A saber, os planos de saúde tiveram alta de 2,99% no mês passado, taxa bem menor que a das passagens aéreas, mas o impacto no IPCA chegou a 0,10 p.p.
“Em maio, a ANS autorizou o reajuste de até 15,50% nos planos individuais, com vigência a partir de maio e o ciclo se encerrando em abril de 2023. No IPCA, houve, em junho, a apropriação das frações mensais de maio e junho, o que impactou bastante esse resultado”, explicou o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.
Por fim, o IBGE revelou que, no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação no Brasil chegou a 11,89%.
Leia também: QUINA: prêmio de R$ 3,27 milhões vai para São Paulo