A consultoria Kelley Blue Book Brasil (KBB), empresa especializada em levantamentos de preços de veículos, revelou que o preço médio dos dez carros 0 km mais vendidos no país quase triplicou nos últimos 10 anos. A saber, a alta chegou a 189,6% em 2021 em relação a 2011.
Em resumo, o preço médio em 2011 dos dez carros mais vendidos estava em R$ 33.327. Agora, em 2021, o valor médio do top dez é de impressionantes R$ 96.528. Vale ressaltar que apenas o Volkswagen Gol estava entre os dez carros mais vendidos tanto em 2011 quanto neste ano.
No ranking de dez anos atrás, os valores dos modelos não tinham tanta diferença. O mais barato era o Chevrolet Celta (R$ 24.735,00), enquanto o mais caro era o VW Voyage (R$ 39.475,00). A diferença entre o maior e o menor valores era de 59,6%.
Já em 2021, o carro mais barato foi o Renault Kwid (R$ 49.335,00). Em contrapartida, o maior valor desembolsado pelos consumidores seguiu para o Jeep Compass (R$ 187.190,00). Nesse caso, o preço do carro mais caro do top dez é 279,4% maior que o do mais barato.
Preço dos carros cresce quase 2,5 vezes mais do que a inflação
O aumento do preço médio dos dez carros mais vendidos do país beirou os 190%. Contudo, a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em aproximadamente 76,7%, segundo a Calculadora do Cidadão do Banco Central. Isso mostra que os preços do segmento cresceram quase 2,5 vezes mais que o IPCA, considerado a inflação do país.
“Se, há uma década – quando o mercado brasileiro acumulava quase 3,5 milhões de unidades 0 km licenciadas ao ano – os veículos mais vendidos poderiam ser considerados, todos, populares, hoje apenas dois modelos poderiam se enquadrar nesta categoria (e com ressalvas quanto à real acessibilidade devido ao preço médio mais elevado)“, afirmou a KBB, em nota.
Confira a metodologia do levantamento
Para chegar a este resultado, a KBB Brasil usou dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em resumo, a empresa se baseou no ranking de emplacamentos acumulado de 2021, visto que a Fenabrave reúne as concessionárias do país.
A partir disso, a KBB Brasil coletou todos os preços das versões lançadas por cada modelo, dividindo o resultado pelo número de versões comercializadas. Dessa forma, chegou à média de preços de cada um dos dez modelos mais vendidos no Brasil.
Por fim, o levantamento utiliza tecnologias de análise de dados para confirmar os preços dos carros. Em suma, a KBB Brasil usa um algoritmo com mais de 800 mil informações de preços. Estes valores provêm de diversas fontes do mercado automobilístico do país, com uma atualização semanal.
Leia Mais: Investidores retiram quase R$ 2,5 bilhões da bolsa brasileira em setembro