Os brasileiros que compraram veículos usados em abril tiveram uma notícia positiva. Isso porque o preço médio dos carros sofreu a primeira queda mensal em quase dois anos. Pelo menos é o que apontam os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana.
De acordo com a pesquisa, o preço médio nacional dos veículos usados recuou 0,47% em relação a março. Embora tenha sido uma queda bem tímida, o resultado foi o melhor em 22 meses, visto que desde julho de 2020 que os preços dos veículos usados só fizeram subir no Brasil.
Por outro lado, o valor médio de veículos novos cresceu 0,44% em abril, na comparação com o mês anterior. Nesse caso, o avanço foi o 20º consecutivo, já a trajetória de alta dos preços dos veículos novos se iniciou em setembro de 2020.
Segundo o IBGE, os veículos usados acumulam alta de 3,36% no ano, enquanto os preços dos novos registram um crescimento de 4,86%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, os carros usados ficaram 15,48% mais caros, enquanto os novos subiram 17,58%. Ambos os resultados superaram a inflação nacional no período, que chegou a 12,13%.
Setor se recupera dos impactos da pandemia
A saber, o setor automobilístico mundial ainda sofre com os impactos da pandemia da Covid-19. Aliás, a queda nos preços dos veículos usados é um reflexo da crise enfrentada pelo setor, segundo o pesquisador André Almeida, analista da pesquisa do IBGE.
“Com a pandemia, ocorreu um desarranjo das cadeias globais de produção e, por conta disso, houve falta de peças para a produção de automóveis. Aos poucos, a indústria busca se ajustar ao novo cenário de mercado”, disse Almeida.
Vale destacar que a indústria automotiva está sofrendo há meses com a escassez de peças e componentes eletrônicos. Em resumo, a falta desses itens, que são usados nos veículos, provocou a desaceleração da produção e das vendas do setor nos últimos meses.
Leia Também: Confira algumas dicas do Procon-SP antes de fazer compras online