O preço dos remédios terá queda em breve graças à discussão em torno da reforma tributária. Nesse contexto, o Governo está divulgando relatórios que analisam duas desonerações em andamento e que podem seguir após a reforma: medicamentos e cesta básica.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações para que você entenda como os preços dos remédios poderá ter uma queda em breve, e tire mais algumas dúvidas sobre esse tema. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Preço dos remédios terá queda em breve, saiba mais
Conforme mencionado acima, a possibilidade de uma queda no preço dos remédios no Brasil é um tópico de grande relevância, já que afeta diretamente a qualidade de vida da população. Dessa forma, há uma possibilidade do preço dos remédios ter queda em breve. O Governo já está avaliando políticas públicas para tornar o custo desses itens mais acessíveis.
Assim, essa é uma notícia que traz esperança para muitos brasileiros. Os estudos em questão fazem parte de uma avaliação das políticas públicas, visando determinar se os gastos do Governo estão sendo eficazes. Nesse contexto, os remédios estão no centro das atenções.
Confira os detalhes sobre a análise da política de redução de impostos
De acordo com o portal Valor, que teve acesso a uma análise sobre a política de redução de impostos federais que incide sobre os medicamentos, desde o ano 2000, as alíquotas de PIS e Cofins foram zeradas para medicamentos de tarja preta e vermelha. Ou seja, aqueles vendidos apenas com prescrição médica.
Dessa maneira, a medida resultou em uma perda de arrecadação de R$8,6 bilhões para o Governo em 2023.
Além disso, o estudo ainda concluiu que a desoneração tributária contribuiu para a redução dos preços ao consumidor. No entanto, há alternativas que poderiam beneficiar mais intensamente as famílias de baixa renda.
Desse modo, uma sugestão seria direcionar os recursos para a assistência farmacêutica gratuita do Sistema Único de Saúde (SUS). Ou concentrar a desoneração em produtos adquiridos pelo SUS.
Como será o futuro da tributação de medicamentos, caso a medida fique vigente?
Recentemente, o Ministério da Fazenda apresentou um estudo que revela as consequências das propostas tributárias. Assim, aqueles que a Câmara dos Deputados aprovaram resultaram em uma alíquota-padrão de consumo de cerca de 26% a 27%, em comparação com 21% a 22% em um cenário sem propostas. Ademais, a carga tributária atual é de 34,4%.
O que esperar da queda nos preços dos remédios?
Por fim, embora a redução do preço dos remédios seja uma perspectiva animadora para muitos, é importante aguardar a concretização das decisões governamentais e acompanhar as mudanças na legislação. Uma eventual queda nos preços dos medicamentos poderia aliviar o orçamento de muitas famílias e tornar o acesso a tratamentos mais acessíveis.
Sendo assim, é importante continuar acompanhando as atualizações sobre esse tema, pois mudanças no preço dos medicamentos podem gerar consequências positivas à saúde financeira das famílias brasileiras.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que o preço dos remédios terá queda em breve, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!