O preço do minério de ferro encerrou a sessão desta sexta-feira (17) em queda de 7% na Bolsa de Commodity de Dalian, na China. Com isso, a cotação do minério ficou em 629 yuanes (ou US$ 97,50 dólares). O tombo nesta sexta elevou as perdas na semana para 14%, e a expectativa é que os preços caiam ainda mais.
Além disso, os preços do minério de ferro spot com 62% de teor de ferro despencaram quatro dólares nesta sexta, para US$ 115,5 dólares, segundo a consultoria SteelHome. Na semana, a commodity também acumula fortes perdas, e não poderia ser diferente.
Em resumo, o minério de ferro vem sofrendo perdas expressivas em seu valor de mercado desde o final de junho. Diversos fatores contribuem para a situação, e o principal deles vem justamente da China.
A saber, o país asiático continua impondo restrições à produção de aço. O governo chinês está limitando a operação de usinas siderúrgicas, com o objetivo de cumprir metas ambientais. Inclusive, Pequim avalia incluir mais cidades do país sob seus controles ambientais.
Vale ressaltar que 99% do minério de ferro produzido vai para a fabricação de aço e ferro fundido. Como a produção de aço segue limitada, a demanda pelo minério cai, puxando consigo os preços da commodity. Aliás, a China é a maior produtora mundial de aço, e essas restrições já provocaram uma redução do ritmo da produção mundial de aço em julho.
Veja a variação de outros itens siderúrgicos
Enquanto os preços do minério de ferro caíram, os contratos futuros do carvão metalúrgico de Dalian caíram 3,3%, para 2.693 yuanes por tonelada. Da mesma forma, o coque também encerrou o pregão em queda (-3,5%), para 3.218 yuanes por tonelada. Na semana, os tombos foram de 4,7% e 8,3%, respectivamente.
Por fim, o vergalhão de aço para material de construção caiu 2,3% na Bolsa de Futuros de Xangai, para 5.478 yuanes por tonelada. Já as bobinas laminadas a quente, utilizadas em carros e eletrodomésticos, recuaram 1,8%, para 5.677 yuanes por tonelada.
Leia Mais: Inflação na zona do euro atinge maior valor desde novembro de 2011