Os preços médios dos combustíveis no país tiveram variações opostas na semana passada. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço da gasolina recuou 0,42%, enquanto o etanol subiu 0,89%.
Em resumo, os combustíveis vêm pesando menos no bolso dos brasileiros nos últimos meses. Contudo, o etanol voltou a subir, após seus preços recuarem por cinco meses no país.
A saber, a gasolina custou, em média R$ 4,79 nas bombas, enquanto o do etanol teve um preço médio de R$ 3,49 na semana passada. Embora a diferença de preços entre os combustíveis seja grande, o etanol é vantajoso em apenas quatro Unidades Federativas (UFs).
Para tentar economizar, os motoristas analisam qual dos combustíveis tem um custo-benefício melhor, uma vez que ambos são concorrentes nas bombas. Aliás, o preço do etanol vem caindo desde o início de maio, e sua vantagem em relação à gasolina voltou a se fortalecer nas últimas semanas.
Na verdade, a lei federal sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro limitou a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. E, desde o final de junho, o preço da gasolina caiu quase 35% no país.
Preço do leite DESPENCA 13,7% em setembro no país
Veja onde o etanol é mais vantajoso
Em abril, o etanol deixou de ser vantajoso em todas as UFs do país. No entanto, entre maio e setembro, o preço do biocombustível só fez cair no país, fazendo-o voltar a ser vantajoso em algumas UFs.
Esse cenário se mantém até outubro, pois, a partir do final de junho, a gasolina também passou a cair no país. Dessa forma, impediu que o etanol ganhasse vantagem em mais locais.
Segundo a ANP, o biocombustível teve um melhor custo-benefício que a gasolina em quatro estados na semana passada. Veja abaixo quais são:
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Paraíba;
- São Paulo.
Em suma, o preço do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que o seu custo-benefício seja maior. Caso o resultado da equação supere essa marca, os motoristas devem optar pela gasolina, pois ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
A saber, as taxas registradas nos quatro estados foram as seguintes: Mato Grosso (61,4%), Goiás (67,3%), Paraíba (69,4%) e São Paulo (69,5%).
Como as taxas ficaram abaixo de 70%, o preço médio do etanol se tornou mais vantajoso para os motoristas nestes quatro estados. Contudo, em todas as demais UFs, a gasolina teve um custo-benefício maior.
Leia também: IPCA: veja os produtos que mais subiram nos últimos 12 meses