Quem procurou imóveis para alugar no primeiro semestre do ano pode até nem ter percebido diferenças de valores. A saber, o preço médio do aluguel de imóveis comerciais subiu no período, mas a alta foi leve, de 0,91%. Em contrapartida, o preço de venda dos imóveis caiu 0,16% no período, variação ainda mais tímida.
Os dados fazem parte do Índice FipeZap de Venda e Locação Comercial, divulgados nesta semana. Em resumo, o índice analisa o preço de sala e conjuntos comerciais do país. No entanto, os locais acompanhados são apenas os que possuem até 200 metros quadrados, e em 10 cidades brasileiras.
Vale destacar que ambas as variações ficaram abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do Brasil, e do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). A propósito, o IPCA acumulou variação de 3,77% no semestre, enquanto o IGP-M disparou 15,08%.
Aliás, o preço médio do aluguel ficou 0,11% mais caro em junho, enquanto o valor de venda recuou 0,09%. Da mesma forma, ambas as variações foram bem menores que a inflação medida pelo IPCA (0,53%) e IGP-M (0,60%).
Confira mais detalhes do levantamento do FipeZap
De acordo com o Índice FipeZap, o preço das vendas caiu por causa dos recuos registrados em Florianópolis (-1,32%), Belo Horizonte (-0,80%), Rio de Janeiro (-0,41%), Curitiba (-0,38%) e Salvador (-0,19%). Por sua vez, o valor do aluguel teve leve alta no semestre graças aos avanços no Rio de Janeiro (+0,40%), São Paulo (+0,30%) e Campinas (+0,14%).
A saber, os preços médios da venda de imóveis caiu 1,21% nos últimos 12 meses, enquanto o de aluguel recuou 0,36%. Nesse caso, o destaque em relação à redução dos valores de venda foi Brasília (-9,16%). Já o Rio de Janeiro liderou os recuos no preço do aluguel de imóveis (-4,43%).
Por fim, o retorno médio do aluguel comercial em junho ficou em 5,48%. O valor superou a rentabilidade do aluguel de imóveis residenciais, que atingiu 4,64%.
Leia Mais: Ibovespa afunda nesta sexta (30) com elevação do risco fiscal