Mesmo com o início dos créditos do Auxílio Brasil, o novo programa social do governo federal, que substitui o Bolsa Família, os beneficiários ainda têm muitas dúvidas a respeito dos pagamentos.
E por exemplo, uma destes questionamentos é em relação ao uso do cartão do Bolsa Família e também a dúvida se haverá um novo cartão para o Auxílio Brasil.
Preciso trocar o cartão do Bolsa Família?
Saiba que neste primeiro momento, os inscritos do Bolsa Família não precisam ter um cartão específico do Auxílio Brasil para receber o novo benefício.
A saber, o valor é depositado nas contas digitais criadas pela Caixa Econômica Federal, que podem ser movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem.
Ainda mais, mesmo com esse mecanismo já disponível, de acordo com informações de bastidores, existe um planejamento para a elaboração e entrega de um cartão específico para os beneficiários do Auxílio Brasil, que serviria para sacar os recursos.
No entanto, essa medida ainda não foi realizada e o Ministério da Cidadania não divulgou detalhes a respeito.
Diante desse cenário, é importante posicionar que os cartões e senhas utilizados para o saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil.
Além disso, os canais para saque dos benefícios e consulta de informações permanecem os mesmos: aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA, que voltaram ao horário normal de funcionamento no dia 23 de novembro.
Por fim, vale ainda mencionar que foi lançado o aplicativo Auxílio Brasil, que substituirá o aplicativo Bolsa Família. Clique aqui para ter mais detalhes sobre o assunto.
O calendário vai ser o mesmo?
Sim, o cronograma de pagamentos segue no padrão aplicado para o Bolsa Família, ou seja, os pagamentos ocorrem nos 10 últimos dias úteis do mês, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). Acompanhe:
- 17 de novembro: Beneficiários com NIS de final 1;
- 18 de novembro: Beneficiários com NIS de final 2;
- 19 de novembro: Beneficiários com NIS de final 3;
- 22 de novembro: Beneficiários com NIS de final 4;
- 23 de novembro: Beneficiários com NIS de final 5;
- 24 de novembro: Beneficiários com NIS de final 6;
- 25 de novembro: Beneficiários com NIS de final 7;
- 26 de novembro: Beneficiários com NIS de final 8;
- 29 de novembro: Beneficiários com NIS de final 9;
- 30 de novembro: Beneficiários com NIS de final 0.
Leia também: Comissão aprova pagamento do 14º salário para segurados da Previdência Social