A Caixa Econômica Federal criou o aplicativo Caixa Tem para facilitar o acesso de todos os brasileiros aos serviços e transações bancárias de sua conta Poupança Social Digital e recebimento do auxílio emergencial.
Por meio desta ferramenta é possível consultar saldos e extratos, realizar pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio aplicativo.
Além disso, ainda permite realizar compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.
Primeiro passo: Como obter o aplicativo
Siga as orientações para ter acesso ao aplicativo Caixa tem:
- Baixe o aplicativo através da loja de aplicativos do seu celular;
- Na tela inicial, informe seu CPF e senha (caso seja o primeiro uso, você deverá cadastrá-la);
- Confirme o seu número de celular, através de um código recebido por SMS que deverá ser digitado no aplicativo (primeiro acesso);
- Feito isso, basta escolher o serviço que deseja usar.
Vale lembrar que atualmente o uso do Caixa Tem é exclusivo aos cidadãos beneficiados pelos créditos nele disponibilizados pelo Governo.
Passo a passo para realizar pagamentos no Caixa Tem
Acompanhe as orientações:
- Entre no aplicativo;
- Na tela de menu, toque na opção “Realizar pagamentos”;
- Selecione a opção ler código de barras com a câmera do celular ou informar os números manualmente;
- Informe os dados solicitados pelo aplicativo;
- Verifique os dados de pagamento;
- Se estiver tudo certo, toque em “Sim, realizar pagamento”;
- Se algum dado estiver incorreto, toque em “Não, voltar ao início” e refaça o passo a passo.
Passo a passo para realizar transferências no Caixa Tem
Siga as instruções:
- Entre no aplicativo;
- Selecione a opção “Transferir dinheiro” no menu principal;
- Escolha se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
- Selecione o banco desejado entre as opções da lista;
- Digite o número da agência e envie a mensagem;
- Escreva o número da conta e depois informe o dígito;
- Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
- Digite o nome da pessoa e envie;
- Informe o valor que será transferido e confira os dados da transferência;
- Se estiver tudo certo, toque em “Sim”.
- Digite sua senha de acesso e avance.
Dúvidas Frequentes
A Caixa Econômica orienta em relação a alguns questionamentos realizados com frequência.
Coloco o CPF para acessar aplicativo e quando clico em “Entrar” aparece a mensagem para procurar uma agência da CAIXA. O que devo fazer?
Isso acontece quando são identificados problemas no cadastro realizado para acesso ao CAIXA Tem. Para resolver, é necessário dirigir-se à uma agência da CAIXA com o seu documento de identificação e pedir a regularização do cadastro.
Quando tento acessar é apresentada mensagem de que o CPF está cadastrado em muitos celulares. O que devo fazer?
Essa mensagem significa que o CPF que acessou o aplicativo CAIXA Tem está em mais de um celular. Por questões de segurança, uma mesma pessoa (CPF) não pode acessar a conta em diversos celulares. Nesse caso, basta ir à uma agência da CAIXA, informar que recebeu essa mensagem e pedir a exclusão dos celulares que você não usará mais para acessar o CAIXA Tem. Lembre-se sempre de levar um documento de identificação pessoal.
Fiz pagamento com o cartão virtual, o dinheiro saiu da minha conta, mas não foi creditado na outra conta. O que aconteceu?
Caso ocorra algum problema no envio ou recebimento do pagamento, o valor é devolvido na sua conta em até 7 dias úteis.
Veja ainda: Aprovada licença-maternidade remunerada na adoção de adolescentes; veja