Foi dada a largada para o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2023. Assim, um dos documentos que podem ser necessários é o extrato INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Então, se você é uma das pessoas que precisa do documento, saiba que ele está disponível.
A saber, este é o informe de rendimentos fornecido anualmente pelo Instituto para ajudar na declaração do Imposto de Renda com os valores que foram recebidos pelo beneficiário no último ano.
Como acessar o extrato INSS?
O informe pode ser acessado pelo ‘Meu INSS’, tanto pelo site como pelo aplicativo.
Dessa forma, o cidadão não precisa comparecer à uma agência para conseguir o seu extrato INSS, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet.
É bem simples e basta seguir esses passos:
- O beneficiário deve acessar o site ou aplicativo do ‘Meu INSS’ e fazer o login com os dados do Gov.br;
- Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato de Imposto de Renda” e emitir o documento.
Por fim, outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.
Veja também: Receita recebe mais de 1 MILHÃO de declarações do Imposto de Renda; veja as novidades
Perícia médica
Em todo o Brasil, 996.867 pessoas esperam pela realização de perícia médica do INSS para começar a receber benefícios. Contudo, pessoas que já têm uma data para que a perícia seja realizada.
Sendo assim, como existem aqueles ainda sem data, o número é bem maior. A saber, o dado é do Ministério da Previdência Social.
Então, esses quase 1 milhão de brasileiros aguardam perícia por diferentes razões, desde Benefício de Prestação Continuada (BPC) a auxílios por incapacidades e pensão por morte, por exemplo.
Vale destacar que este é o mês de março com maior número de pessoas na fila nos últimos quatro anos.
Em março de 2020, eram 726.894 brasileiros aguardando perícia, foi quando os agendamentos pararam por conta da pandemia.
No mesmo mês em 2021, o número caiu para pouco mais de 635 mil pessoas. Em março do ano passado, o número voltou a crescer e ultrapassou 828 mil.
De acordo com a presidente do Instituto Brasileiro de Previdência Social (IBDP), Adriane Bramante, o aumento se deve ainda a consequências da pandemia.
O INSS trabalha com o acúmulo de pedidos gerado durante os meses mais agudos da Covid-19 em 2020, quando as perícias pararam, além do fato que a pandemia fez com que aumentasse também o número de benefícios pedidos.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Leia ainda: Calendário do Bolsa Família do mês de março vai COMEÇAR! Consulte aqui seu pagamento