Hoje vamos contar para você se precisa declarar seguro-desemprego no Imposto de Renda.
Com o prazo para enviar a declaração do IR aberto desde o último dia 15 de março, muitas pessoas já estão reunindo os documentos e comprovantes para preencher o documento e enviar para a Receita Federal.
No entanto, ainda existem muitas dúvidas e questionamentos sobre esse tema, e várias pessoas ainda não conhecem as regras do tributo.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar, além disso, ainda vamos contar se precisa declarar seguro-desemprego no Imposto de Renda e como fazer isso.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre o IR 2023.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2023?
Para estar apto a enviar a declaração do Imposto de Renda em 2023, o cidadão precisa ter preenchido os seguintes requisitos em 2022:
- Ter tido rendimentos tributáveis com valores iguais ou maiores do que R$28.559,70;
- Ter tido rendimentos não tributáveis, isentos ou tributados na fonte no valor de R$40 mil, ou mais;
- Ganhos obtidos com atividades rurais no valor de R$142.798,50 ou mais;
- Ter possuído bens móveis e/ou imóveis avaliados em mais de R$300 mil.
Além disso, os cidadãos que obtiveram lucros com investimentos na Bolsa de Valores ou com vendas de bens e serviços de mais de R$40 mil em 2022, também precisam enviar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal em 2023.
Precisa declarar seguro-desemprego no Imposto de Renda?
O seguro-desemprego é um benefício trabalhista, e como tal, por si só, não obriga o trabalhador a declarar o Imposto de Renda.
Porém, caso o contribuinte preencha os demais requisitos para enviar o documento, se ele tiver recebido o seguro-desemprego no ano base, que neste caso é 2022, é obrigatório declarar este ganho no IR.
Portanto, o trabalhador que se enquadrar nos requisitos que citamos acima para declarar o Imposto de Renda em 2022, precisa declarar o seguro-desemprego, caso tenha recebido.
Como declarar?
Se você se enquadra nos requisitos citados acima para enviar a declaração do Imposto de Renda e recebeu o seguro-desemprego em 2022, precisa declará-lo no documento para enviar para a Receita Federal, e para isso, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse a página da Receita Federal no computador ou no aplicativo Meu Imposto de Renda pelo celular, ou tablet;
- Faça login usando a conta do gov.br e o número do CPF;
- Clique em “Preencher Declaração”;
- Vá até a parte de “Rendimentos Isentos e não Tributáveis”;
- Descreva o seguro-desemprego no campo de descrição;
- Coloque o valor total recebido;
- Informe o número do CNPJ do Fundo de Amparo ao Trabalhador como fonte pagadora;
- Confira todas as informações e então é só enviar a declaração.
Agora que você já sabe se precisa declarar o seguro-desemprego no Imposto de Renda e como fazer isso, é só seguir as instruções para não ter problemas com a malha fina da Receita Federal.