O empréstimo consignado é uma linha de crédito ideal para quem está aposentado ou pensionista do INSS, por exemplo. Além disso, servidores púbicos e, atualmente, beneficiários do Auxílio Brasil também podem contratar.
No caso da última opção, vale ressaltar que é necessário conferir quais as instituições estão disponibilizando o crédito e também, se vale a pena contratar, já que o benefício pode não ser algo permanente.
No entanto, a modalidade consignada se torna muito atrativa para os beneficiários em geral, pois ela atua com taxa de juros bem baixas, independentemente da instituição.
Dessa forma, o cidadão tem mais facilidade para pagar e também, pode dividir em várias vezes para não pesar no bolso. Confira mais a seguir!
Como funciona o empréstimo consignado?
Para entender melhor, é possível dizer que o empréstimo consignado, ou crédito consignado, como também é chamado, funciona com garantia. Ou seja, o cliente que já tem algum pagamento mensal recorrente como beneficiários do INSS, por exemplo, terá os pagamentos das parcelas do crédito descontados em folha.
Os descontos então, são feitos a partir de holerite, contracheque ou pagamentos de benefício. Dessa forma, podem contratar o crédito:
- Beneficiários do Auxílio Brasil;
- Trabalhadores do setor privado com carteira assinada;
- Trabalhadores do setor público;
- Militares das forças armadas, estejam ativos ou aposentados;
- Aposentados ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
- Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Vale lembrar que, através do empréstimo consignado, uma parte da renda mensal fica comprometida, pois, os descontos são feitos diretamente em folha. Ou seja, assim que o pagamento cai na conta do cidadão, as parcelas do crédito já são descontadas.
Quais as vantagens e desvantagens do crédito?
Assim como todas as opções de crédito, o consignado também possui vantagens e desvantagens. Conheça quais são:
Vantagens:
Taxas de juros mais baixas: quando comparadas com as outras modalidades de créditos disponíveis no mercado, as taxas de juros do empréstimo consignado são as menores.
Isso acontece, pois, o banco possui uma segurança a mais de que receberá as parcelas, visto que elas são descontadas em folha.
Facilidade na contratação: nesta modalidade, o cliente tem um comprovante de renda e, dessa forma, o banco libera o crédito mais rápido, pois, pode ter mais segurança.
Possui prazos mais longos para pagar: o empréstimo consignado conta com um prazo bem maior para pagamento em relação aos demais. Algumas instituições financeiras podem dar até 120 meses para pagar.
Desvantagens:
Risco de perder o emprego para trabalhadores: no caso de trabalhadores que pegam o crédito consignado para desconto em contracheque, por exemplo, há um grande risco de perder o emprego e ter que pagar o crédito todo de uma vez.
É fundamental, nesse caso, verificar o que está descrito no contrato antes de finalizar a contratação.
Dívida longa: o prazo longo para pagamento da dívida tanto pode ser uma vantagem, quanto uma desvantagem. Isso, porque imprevistos podem acontecer e, com isso, é fundamental pesar todos os prós e contras antes de decidir pegar o crédito.
Não tem chance de ser adiado: outra desvantagem do empréstimo nesta modalidade é que não há a possibilidade de ser adiado, pois os descontos são feitos automaticamente. Isso, normalmente, está descrito no contrato. Sendo assim, caso surja alguma emergência, ficará mais difícil para renegociar a dívida.
Como saber se vale a pena contratar o empréstimo consignado?
Em suma, para saber se vale a pena contratar a modalidade de crédito é fundamental pesquisar todas as instituições financeiras antes de fechar negócio. O cliente deve entender que, embora o banco esteja ajudando-o com o dinheiro, para o banco a disponibilidade de crédito também é muito vantajosa.
Logo, o cliente deve fazer uma pesquisa e tentar sempre negociar uma melhor proposta que cabe no seu bolso. Além disso, é preciso fazer um planejamento financeiro antes da contratação, pois sua renda ficará comprometida por um bom tempo.
Sobretudo, avaliar todos os riscos, bem como vantagens e desvantagens. Tudo precisa estar de acordo com a situação de cada cliente.