O CAIXA Tem é um aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso de todos os brasileiros aos serviços e transações bancárias de sua conta Poupança Social Digital. É um aplicativo de uso simples e compatível com praticamente todas as redes e aparelhos celulares, além de também ser acessível para o público de Pessoas com Deficiência (PcD).
Através dele é possível consultar saldos e extratos, fazer pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio aplicativo. Ainda permite realizar compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.
O que é Conta Poupança Social Digital?
É uma poupança simplificada, aberta para os beneficiários de programas sociais do governo, com limite mensal de créditos de R$ 5.000,00. A movimentação da Poupança Social Digital CAIXA é feita pelo aplicativo CAIXA Tem.
Caso a conta receba mais que R$ 5.000,00 em um mesmo mês, ela será bloqueada. Nesta situação você poderá mudar sua Poupança Social Digital CAIXA para uma Poupança Digital CAIXA pelo aplicativo CAIXA Tem ou ir a uma agência CAIXA para efetuar o saque do saldo disponível e pedir encerramento da conta.
Tenha acesso ao aplicativo
Siga as orientações para obter o aplicativo Caixa tem:
- Baixe o aplicativo através da loja de aplicativos do seu celular;
- Na tela inicial, informe seu CPF e senha (sendo o primeiro uso você deverá cadastrá-la);
- Confirme seu número de celular, através de um código recebido por SMS que deverá ser digitado no aplicativo (primeiro acesso);
- Feito isso, basta escolher o serviço que deseja usar.
Vale lembrar que atualmente o uso do Caixa Tem é exclusivo aos cidadãos beneficiados pelos créditos nele disponibilizados pelo Governo.
Como realizar pagamentos no Caixa Tem
Acompanhe as orientações:
- Entre no aplicativo;
- Na tela de menu, toque na opção “Realizar pagamentos”;
- Selecione a opção ler código de barras com a câmera do celular ou informar os números manualmente;
- Informe os dados solicitados pelo aplicativo;
- Verifique os dados de pagamento;
- Se estiver tudo certo, toque em “Sim, realizar pagamento”;
- Se algum dado estiver incorreto, toque em “Não, voltar ao início” e refaça o passo a passo.
Como realizar transferências no Caixa Tem
Siga as instruções:
- Entre no aplicativo;
- Selecione a opção “Transferir dinheiro” no menu principal;
- Escolha se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
- Selecione o banco desejado entre as opções da lista;
- Digite o número da agência e envie a mensagem;
- Escreva o número da conta e depois informe o dígito;
- Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
- Digite o nome da pessoa e envie;
- Informe o valor que será transferido e confira os dados da transferência;
- Se estiver tudo certo, toque em “Sim”.
- Digite sua senha de acesso e avance.
Se desejar, clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.
Outras Dúvidas
A Caixa Econômica orienta em relação a alguns questionamentos realizados com frequência.
Coloco o CPF para acessar aplicativo e quando clico em “Entrar” aparece a mensagem para procurar uma agência da CAIXA. O que devo fazer?
Isso acontece quando são identificados problemas no cadastro realizado para acesso ao CAIXA Tem. Para resolver, é necessário dirigir-se uma agência da CAIXA com o seu documento de identificação e pedir a regularização do cadastro.
Quando tento acessar é apresentada mensagem de que o CPF está cadastrado em muitos celulares. O que devo fazer?
Essa mensagem significa que o CPF que acessou o aplicativo CAIXA Tem está em mais de um celular. Por questões de segurança, uma mesma pessoa (CPF) não pode acessar a conta em diversos celulares. Nesse caso, basta ir a uma agência da CAIXA, informar que recebeu essa mensagem e pedir a exclusão dos celulares que você não usará mais para acessar o CAIXA Tem. Lembre-se sempre de levar um documento de identificação pessoal.
Fiz pagamento com o cartão virtual, o dinheiro saiu da minha conta, mas não foi creditado na outra conta. O que aconteceu?
Caso ocorra algum problema no envio ou recebimento do pagamento, o valor é devolvido na sua conta em até 7 dias úteis. Esse é o prazo máximo previsto para a devolução do dinheiro pelos operadores digitais.
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