O Caixa Tem é um aplicativo que foi criado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso de todos os brasileiros aos serviços e transações bancárias de sua conta Poupança Social Digital. Através dele é possível consultar os saldos e extratos, fazer pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, que é gerado gratuitamente no próprio aplicativo. Ainda permite realizar compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.
Acesso ao aplicativo
Siga as orientações para acessar o Caixa tem:
- Baixe o aplicativo Caixa Tem através da loja de aplicativos do seu celular;
- Na tela inicial, informe seu CPF e senha (sendo o primeiro uso você deverá cadastrá-la);
- Confirme seu número de celular, através de um código recebido por SMS que deverá ser digitado no aplicativo (primeiro acesso);
- Feito isso, basta escolher o serviço que deseja usar.
Vale lembrar que atualmente o uso do Caixa Tem é exclusivo aos cidadãos beneficiados pelos créditos nele disponibilizados pelo Governo.
O que é Conta Poupança Social Digital?
É uma poupança simplificada, aberta para os beneficiários de programas sociais do governo, com limite mensal de créditos de R$ 5.000,00. A movimentação da Poupança Social Digital CAIXA é feita pelo aplicativo CAIXA Tem.
Caso a conta receba mais que R$ 5.000,00 em um mesmo mês, ela será bloqueada. Nesta situação você poderá mudar sua Poupança Social Digital CAIXA para uma Poupança Digital CAIXA pelo aplicativo CAIXA Tem ou ir a uma agência CAIXA para efetuar o saque do saldo disponível e pedir encerramento da conta.
Como realizar pagamentos no Caixa Tem
Acompanhe as orientações:
- Entre no aplicativo;
- Na tela de menu, toque na opção “Realizar pagamentos”;
- Selecione a opção ler código de barras com a câmera do celular ou informar os números manualmente;
- Informe os dados solicitados pelo aplicativo;
- Verifique os dados de pagamento;
- Se estiver tudo certo, toque em “Sim, realizar pagamento”;
- Se algum dado estiver incorreto, toque em “Não, voltar ao início” e refaça o passo a passo.
Como realizar transferências no Caixa Tem
Siga as instruções:
- Entre no aplicativo;
- Selecione a opção “Transferir dinheiro” no menu principal;
- Escolha se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
- Selecione o banco desejado entre as opções da lista;
- Digite o número da agência e envie a mensagem;
- Escreva o número da conta e depois informe o dígito;
- Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
- Digite o nome da pessoa e envie;
- Informe o valor que será transferido e confira os dados da transferência;
- Se estiver tudo certo, toque em “Sim”.
- Digite sua senha de acesso e avance.
Se desejar, clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.
Dúvidas
Acompanhe o esclarecimento de outras perguntas.
Quando tento acessar é apresentada mensagem de que o CPF está cadastrado em muitos celulares. Como resolver?
Essa mensagem indica que o CPF que acessou o aplicativo CAIXA Tem está em mais de um celular. Por questões de segurança, uma mesma pessoa (CPF) não pode acessar a conta em diversos celulares. Nesse caso, basta ir a uma agência da CAIXA, informar que recebeu essa mensagem e pedir a exclusão dos celulares que você não usará mais para acessar o CAIXA Tem. Lembre-se sempre de levar um documento de identificação pessoal.
Coloco o CPF para acessar aplicativo e quando clico em “Entrar” aparece a mensagem para procurar uma agência da CAIXA.
Isso acontece quando são identificados problemas no cadastro realizado para acesso ao CAIXA Tem. Para resolver, é necessário dirigir-se uma agência da CAIXA com o seu documento de identificação e pedir a regularização do cadastro.
Confira ainda: Novo auxílio municipal foi anunciado com valor de R$ 750; saiba onde