O prazo para tirar o título de eleitor termina nesta quarta-feira (4). Graças à mobilização na mídia e nas redes sociais, aumentou o número de jovens com 16 e 17 anos que tirou o documento.
Como ainda dá tempo, siga a leitura para saber como providenciar o seu de forma digital, por meio do Título Net.
Título de eleitor
Para regularizar a situação do título de eleitor ou providenciar a emissão da primeira via do documento, você pode contar com o sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para tanto, saiba que você vai ter que anexar um documento oficial com foto, um comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar, quando aplicável.
Para iniciar o procedimento, o cidadão deve informar a Unidade Federativa que reside na página de requerimento do sistema Título-Net. Em seguida, o sistema orienta quanto aos documentos:
- Foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
- Comprovante de residência atualizado;
- Certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.
Na página seguinte, em “Título de Eleitor”, ao solicitar a 1ª via, o cidadão deve selecionar a opção “não tenho” para prosseguir com o atendimento.
Quando tudo for preenchido e enviado, os documentos passam por análise da Justiça Eleitoral.
Transferência
A alteração do domicílio eleitoral também pode ser feita pelo Autoatendimento do Eleitor. Para solicitar a transferência, é preciso residir na cidade há pelo menos três meses, não ter débitos com a Justiça Eleitoral e não ter transferido ou tirado a primeira via do título nos 12 meses anteriores.
Para isso, basta acessar a página Atendimento ao Eleitor e clicar em “Atualize seu endereço”.
Você será redirecionado para a página “Atendimento a distância pelo Título Net” para dar andamento à sua solicitação. Busque pelo link “Iniciar seu atendimento a distância” e siga todos os passos indicados pelo sistema.
Consulta de pendências pelo e-Título
Quem quiser conferir se existe ou não alguma pendência com a Justiça Eleitoral pode contar com o aplicativo e-Título.
Se você ainda não tem acesso, basta baixar no seu celular ou tablet, por meio das lojas de aplicativos Android e iOS.
A saber, essa ferramenta pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Mas atenção, tem que ser o aplicativo mesmo, não pode ser um print de tela.
Veja também: Bolsa Empreendedor: Últimos dias de inscrição para auxílio de R$ 1.000