O prazo para o saque do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) referente ao ano-base de 2021 está chegando ao fim. Os trabalhadores que têm direito a receber o benefício têm até quinta-feira (28) para efetuar o saque. Após essa data, o dinheiro não resgatado será destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Quem tem direito ao saque do PIS?
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, têm direito ao saque do PIS os trabalhadores com carteira assinada que receberam salário mensal médio de até dois salários mínimos durante o ano de 2021. É importante ressaltar que trabalhadores rurais, urbanos empregados por pessoa física e empregados domésticos não têm direito ao benefício.
A consulta para verificar se você tem direito ao saque e qual o valor a ser recebido pode ser feita de forma simples e rápida. Basta acessar a Carteira de Trabalho Digital ou o sistema gov.br. Além disso, você também pode consultar a situação através do aplicativo Caixa Trabalhador ou ligar para a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho pelo telefone 158.
Como sacar o PIS?
O processo de saque do PIS varia de acordo com o tipo de trabalhador. Os trabalhadores do setor privado, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e beneficiários do PIS, recebem o valor através da Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos associados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) devem resgatar o valor pelo Banco do Brasil.
Saque para trabalhadores do setor privado
Se você é um trabalhador do setor privado e possui conta corrente, poupança ou digital na Caixa Econômica Federal, o valor do PIS será depositado diretamente em sua conta. Dessa forma, você poderá movimentar o dinheiro de acordo com suas necessidades.
Caso você não seja cliente da Caixa, poderá acessar o dinheiro através da Conta Poupança Social Digital. Essa conta é aberta automaticamente pela Caixa para todos os brasileiros que recebem benefícios do governo. Para realizar o saque, basta utilizar o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. No aplicativo, você poderá visualizar o valor do benefício e gerar um código para realizar o saque em uma agência da Caixa.
Caso não seja possível abrir a conta digital, o saque poderá ser feito em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa. Para isso, é necessário possuir o Cartão do Cidadão ou comparecer a uma agência da Caixa com um documento oficial de identificação.
Saque para servidores públicos
Os servidores públicos federais, estaduais e municipais associados ao Pasep devem acessar o site do Banco do Brasil para consultar se possuem abono a receber. Para os correntistas do banco, o valor será creditado diretamente em conta corrente ou poupança.
Caso você seja cliente de outro banco, poderá transferir o valor via TED para uma conta de sua titularidade por meio do Portal de Serviços para o Cidadão do Banco do Brasil. Basta acessar o portal utilizando o login do Gov.br, com conta prata ou ouro, e clicar na opção “Receber abono salarial” para informar seus dados pessoais.
Se você tiver dificuldade de acesso à internet, também é possível realizar o saque do benefício nas agências do Banco do Brasil, apresentando um documento oficial de identificação.