É sabido que o auxílio emergencial foi concluído oficialmente no dia 19 de novembro, data na qual a Caixa Econômica Federal autorizou o saque da sétima parcela do benefício para o último grupo.
Até onde se sabe não terá uma nova prorrogação, portanto, foi de fato a última parcela do benefício. Mas, para aqueles que ainda não realizaram o saque, leia este artigo e conheça qual o prazo para não perder o auxílio emergencial.
Prazo do saque do auxílio emergencial
Em 2021 o prazo para sacar o benefício passou a ser de 4 meses, ou seja, 120 dias, que são contados a partir do recebimento do crédito da parcela do auxílio emergencial.
Então, após o período de saque, caso não haja nenhuma movimentação no aplicativo Caixa Tem, o valor retorna aos cofres da União, conforme é previsto no Decreto Nº 10.661 que regulamenta o Auxílio 2021.
De acordo com o Decreto:
Art. 17. Os recursos não sacados na conta contábil prevista no inciso III do § 12 do art. 2º da Lei nº 10.836, de 2004, ou nas poupanças sociais digitais abertas e não movimentadas no prazo de quatro meses retornarão para a União.
O que é preciso para realizar o saque?
Uma das opções para ter acesso ao benefício em espécie é através das casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Para tanto, é necessário gerar o código de saque pelo aplicativo Caixa Tem.
- Faça o login no app Caixa Tem;
- Selecione a opção “Saque sem Cartão”;
- Clique em “Gerar código de saque”;
- Informe o valor desejado;
- Informe a sua senha do Caixa Tem;
- Confirme a operação.
Feito isso, apresente o código gerado aos atendentes das casas lotéricas e correspondentes. Vale destacar que esse código tem validade de uma hora.
Entretanto, saiba que também é possível realizar o saque através das agências da Caixa Econômica Federal.
É preciso apenas que o beneficiário apresente um documento com foto e o Cartão Cidadão. Ainda mais, aqueles que recebem pelo Bolsa Família, também podem apresentar o cartão do programa social.
Novo lote do Auxílio Emergencial
Como veiculado aqui no Brasil 123, o Ministério da Cidadania informou que haverá ainda um pagamento do benefício. A saber, não se trata de uma prorrogação do auxílio, pois, como mencionado, o programa foi encerrado.
Sendo assim, saiba que esses pagamentos que ainda serão realizados são para os beneficiários que tiveram o auxílio bloqueado nas parcelas 6 e 7, que entraram com pedido de contestação e tiveram resposta positiva para esse procedimento.
No entanto, apesar da previsão de créditos ser até o dia 30 de novembro, não existe uma data limite exata para os pagamentos de todos, uma vez que isso é definido caso a caso. Então, para saber com precisão, é preciso realizar uma consulta para avaliar o status do seu benefício.
Veja ainda: Auxílio Brasil: Pagamentos são interrompidos; saiba quando será o retorno