Se você faz parte das 263 mil famílias que não realizaram a atualização das informações no CadÚnico, na última sexta-feira, dia 14 de outubro, que era o último dia, o prazo foi prorrogado por mais 30 dias. Então, leia o artigo até o final e se informe, para evitar o bloqueio dos seus benefícios.
A responsabilidade assumida na inscrição no CadÚnico
Antes de tudo, quando o responsável familiar realizou a inscrição no CadÚnico, foi informado que tinha a responsabilidade de realizar a atualização cadastral sempre que houver alterações nas informações dadas naquele momento.
As principais alterações que podem ocorrer são:
- Na quantidade de pessoas que compõe o grupo familiar seja por nascimento, morte, adoção, casamento ou separação;
- Houver mudanças de endereço e/ou telefone para contato;
- Na renda de cada pessoa que compõe o grupo familiar;
- A cada 2 anos, se não tiver alterações.
O que informa o Ministério da Cidadania sobre a atualização do CadÚnico?
De acordo com o Ministério da Cidadania, tendo em vista que as pessoas que realizaram a última atualização em 2016 e 2017, foram liberadas de fazer atualização cadastral, porque os serviços estavam sendo limitados, pois havia a norma governamental de evitar a aglomeração de pessoas nos anos de 2019 e 2020.
Assim, agora em 2022, venceu novamente os 2 anos para realizar a atualização. Então, estas famílias, em nome do representante familiar, foram convocadas para realizar a revisão cadastral, através do extrato de pagamento do benefício ou impresso na conta de energia elétrica.
Sendo assim, o número de famílias que foram convocadas é mais de 1,4 milhões que estão inscritas no CadÚnico, sendo 757 mil famílias que recebem o Auxílio Brasil.
Como fazer a atualização do CadÚnico?
Para atualizar o CadÚnico, pode ser feito de 2 maneiras:
Se não houve nenhuma alteração de informações no período
É possível realizar a partir do acesso ao aplicativo do Cadastro Único e consultar a situação do cadastro. Mas se todas as informações estiverem no cadastro, é possível fazer a confirmação dos dados no aplicativo, e a atualização está feita.
Se houver alteração nas informações no período
Se tiver necessidade de alterar alguma informação, é preciso, portanto, que o representante familiar vá presencialmente até o CRAS da cidade, mais próximo de sua casa.
Mas para ir ao CRAS, é preciso que o representante familiar leve junto os seguintes documentos:
- Do representante familiar: CPF ou título de eleitor;
- Dos membros do grupo familiar: deve levar um dos seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho e Título Eleitoral.
No entanto, em caso de a família ser de indígenas, é possível levar o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena). E se a família for quilombola, pode levar qualquer documento de identificação.
As informações veiculadas na televisão, é de que as filas estão grandes para realizar a atualização cadastral. Mas sabemos que essas filas podem ser causadas por 2 fatores:
- Poucas pessoas para realizar o atendimento;
- O brasileiro tem o hábito de deixar sempre para a última hora.
Vamos ter calma!!! Seja lá qual for o problema que está gerando as filas, todos sabiam que neste ano teriam que fazer a atualização cadastral. As famílias tiveram mais uma prorrogação do prazo, em 30 dias, agora é só se organizar e não deixar para a última hora.