As famílias inscritas no Cadastro Único têm até esta sexta-feira (11) para providenciar a atualização dos dados de seu registro, data em que se encerra o prazo de revisão de dados.
Vale lembrar que este prazo foi prorrogado devido às grandes filas que têm sido formadas em Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de todo o país. Originalmente, a data limite seria 14 de outubro.
Quem precisa atualizar o Cadastro Único?
De acordo com o Ministério da Cidadania, neste ano, apenas as famílias com cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar as informações junto aos municípios.
Vale destacar que o processo de revisão cadastral foi escalonado devido dos impactos causados pela pandemia de covid-19. Com isso, as famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.
“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município”, informou o ministério em nota.
Segundo a pasta, a atualização cadastral é “fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”.
Aqui vai uma dica. Para realizar a atualização cadastral o beneficiário poderá acessar o aplicativo do CadÚnico e, caso as informações não tenham sido alteradas, ou seja, nada mudou em relação ao endereço e estrutura familiar, o beneficiário poderá apenas fazer a confirmação das informações já existentes pelo aplicativo.
No entanto, caso haja alguma alteração que precise ser feita, então será mesmo necessário que o beneficiário compareça ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade.
Confira ainda: FGTS: Cerca de 12 milhões de trabalhadores podem sacar até R$ 1.000; veja se é um deles
Benefícios
Por fim, cabe ressaltar que a atualização do Cadastro Único é obrigatória para a continuidade do recebimento de benefícios pagos via programas sociais tais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem.
Veja também: Auxílio Brasil de R$ 600 começa em 6 DIAS; confira o calendário de pagamentos
Preciso muito importantes para mim conseguir adastro único pela 8