Você já conhece o prazo do imposto de renda? Está com a documentação separada? Já baixou o programa?
Saiba que a Receita Federal divulgou que até as 11 horas desta quarta-feira (23) foram entregues 6.791.683 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-base 2021.
A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo.
Afinal, qual o prazo do imposto de renda?
A data limite para a entrega da declaração é dia 29 de abril. Vale lembrar que a abertura do prazo iniciou em 07 de março.
Para quem perder o prazo, a multa de atraso das declarações será de 1% a 20% sobre o imposto devido, tendo o valor mínimo de R$ 165,74.
Novidades
Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX.
Deduções
Ao preencher sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, se optar pela tributação por deduções legais, você consegue destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e até mais 3% para os fundos do idoso.
Restituição do imposto de renda
Assim como ocorre desde 2019, as restituições do Imposto de Renda deste ano serão em cinco lotes.
Os pagamentos começam em 31 de maio, do primeiro lote, seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei, e vão até 30 de setembro, quando será pago o quinto lote.
Pela primeira vez, será possível receber a restituição do imposto de renda por Pix.
De acordo com a Receita, a ferramenta agilizará o pagamento das restituições nos casos em que houve mudança de conta bancária após a entrega da declaração. Isso porque o correntista pode transferir a chave Pix para uma conta diferente.
Vale destacar que aqueles que enviarem a declaração primeiro, recebem a restituição também nos primeiros lotes.
Por isso, fique atento ao prazo do imposto de renda!
Veja também: Que horas cai o Auxílio Brasil no Caixa Tem? Descubra agora mesmo