Desapegar-se das coisas é fundamental para levar uma vida mais leve, com menos frustrações e preocupações. Quando falamos em desapego, a maioria das pessoas pensa em questões materiais, em doar aquilo que não usa mais. Isso também é importante, contudo, existem várias outras coisas que devem ser deixadas para trás. Veja quais são elas e como se livrar do apego, na matéria abaixo!
Saiba como manter a sua casa limpa por mais tempo
Tudo que não é necessário, é dispensável
Primeiramente, partiremos do princípio de que, tudo que você não precisa, você não deve manter com você. Isso não se relaciona só a objetos, mas à pessoas, situações, emoções e qualquer outra coisa que você identifique como um atraso na sua vida. Veja quando e como praticar o desapego, em diversas situações, abaixo:
Objetos
Desapegar-se de objetos pode parecer tarefa fácil, especialmente, para pessoas que já têm o costume de doar aquilo que não usa mais. Contudo, nem sempre é tão fácil deixar as coisas irem. Algumas vezes, um objeto está atrelado a uma emoção, a uma pessoa, ou a algum momento especial.
A questão é a quantidade de momentos especiais que você tem e sobre os quais quer guardar lembranças. Avalie se é mesmo necessário ter aquele objeto ali, para se lembrar do dia que foi importante para você. Muitas vezes, guardamos coisas, as quais nem lembramos sobre o que se trata mais tarde. Se esse for o caso, se livre desses objetos, que não te acrescentam em nada!
Disposição pela manhã: é possível, veja como
Pessoas
Algumas vezes, é preciso praticar o desapego com pessoas. Pessoas que nos fizeram mal, ou com as quais não temos lembranças de momentos bons. Às vezes é preciso tirar da nossa vida pessoas que, um dia já nos fizeram bem, mas hoje não fazem mais. Pense sobre no seu bem-estar e na forma como as pessoas, que você mantém na sua vida, contribuem com você.
Situações
Muitas vezes, o que deixa as pessoas presas é alguma situação boa, da qual elas lembram. A expectativa de que ela possa se repetir, faz com que essas pessoas fiquem presas no passado, sem a menor garantia. Além disso, a situação piora quando o momento ao qual a pessoa está presa, a impede de viver o momento presente.
Isso porque ela deixa passar coisas que poderiam fazê-la feliz agora. Dessa forma, não espere que aconteçam novamente, momentos que já passaram e estão na sua lembrança. Seja grato pela lembrança feliz, mas esteja preparado para criar novas, melhores ainda!
Emoções
As emoções estão, geralmente, atreladas às situações. Aquelas que mais mexeram conosco, tendem a ser a que mais nos apegamos. Às vezes, uma felicidade muito grande que queremos repetir. Outras, uma tristeza muito grande, que queríamos não ter vivido. De uma, ou de outra forma, deixar as emoções ir é permitir que a vida continue. Foque em você, no seu presente e nas emoções que você pode sentir agora!
Métodos de organização: veja algumas formas de organizar qualquer cômodo