Jerome Powell afirmou nesta quinta-feira (3) que a guerra na Ucrânia afetará a economia dos Estados Unidos. De acordo com o presidente do Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, os impactos dos conflitos ainda são incertos, mas ocorrerão.
“O que sabemos até agora é que os preços das commodities subiram significativamente, os preços da energia em particular. Isso vai afetar nossa economia dos EUA”. Esta declaração foi feita ao Comitê Bancário do Senado. Aliás, Powell disse que este aumento dos preços deverá impulsionar a inflação no país, que já está bastante elevada.
“Além disso, podemos ver um declínio no sentimento pró-risco, então você pode ver menos investimento. Você pode ver as pessoas retendo os gastos. É difícil ver qual será o efeito tanto na oferta quanto na demanda”, acrescentou Powell.
Na verdade, o presidente do Fed já havia feito estas afirmações na véspera, mas repetiu os comentários para um comitê da Câmara dos Representantes dos EUA. As perguntas dos presentes se direcionaram principalmente à invasão da Rússia à Ucrânia. Inclusive, diversas nações ocidentais já impuseram diversas sanções contra Moscou.
Powell diz que o Fed deverá aumentar os juros nos EUA
Antes do início da guerra no leste europeu, o Fed havia informado que os juros nos EUA subiriam em março. No entanto, o conflito deixou investidores incertos sobre a elevação dos juros, visto que as projeções para a economia global estão mais enfraquecidas.
Segundo Powell, o Federal Reserve está analisando toda a situação com bastante cuidado. Contudo, ele afirmou que os planos do banco continuam os mesmos de antes, ou seja, a taxa de juros deverá subir já neste mês.
“É apropriado que continuemos na linha que tínhamos em mente antes da invasão da Ucrânia“, disse Powell.
Leia Mais: Balança comercial tem superávit de US$ 4,04 bilhões em fevereiro