A poupança voltou a ter ganhou real em 2022. A aplicação financeira mais tradicional do país perdeu para a inflação entre 2019 e 2021. No entanto, após três meses de perdas, o cenário mudou no ano passado e a caderneta voltou a superar a taxa inflacionária no país.
Em resumo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 5,79% em 2022. Com isso, o indicador, que é considerado a inflação oficial do país, apresentou uma taxa bem menor que a de 2021 (10,06%), o que ajudou a caderneta de poupança.
Por sua vez, a aplicação financeira teve um rendimento de 7,90% no mesmo período. Isso quer dizer que a aplicação financeira teve um ganho de 2,00%, descontada a inflação.
Vale destacar que a poupança enfrentou momentos muito difíceis nos dois últimos anos. Isso porque, com a chegada a pandemia da covid-19, o Banco Central (BC) reduziu os juros no país, que ajudam a elevar o rendimento da caderneta. Tudo para aquecer o consumo, que afundou com a crise sanitária.
A título de comparação, a poupança fechou 2021 com uma taxa negativa de 6,37%. Em resumo, esse havia sido o terceiro ano seguido que o investidor tinha deixado dinheiro na aplicação financeira e acabou vendo o seu poder de compra diminuir. Contudo, isso não aconteceu em 2022, apesar de o ganho real ter sido bem tímido.
Salário mínimo de R$ 6.647,63 em 2023; veja agora
Outros ativos rendem mais que a poupança
A inflação no Brasil caiu em 2022, na comparação com o ano anterior, mas, ainda assim, estourou a meta definida para 2022. Quando a taxa inflacionária está elevada, a economia acaba sofrendo bastante.
Em síntese, uma taxa inflacionária elevada pressiona o BC a aumentar a taxa básica de juros. A propósito, a taxa Selic está atualmente em 13,75% ao ano, maior patamar desde novembro de 2016.
A saber, os juros altos no país tendem a aumentar o rendimento dos ativos da renda fixa. Entretanto, a poupança só fez acumular perdas de rentabilidade nos últimos tempos, pois os juros elevados não estavam derrubando a inflação, mas isso começou a mudar em julho.
Seja como for, diversos ativos renderam bem mais que a poupança em 2022. Segundo o TradeMap, o retorno financeiro líquido de vários investimentos superou o da caderneta de poupança no ano passado. Veja abaixo alguns deles:
- IHFA: 7,45%;
- CDI: 6,24%;
- Ima Geral: 3,66%;
- IDIV: 6,49%.
Estes ativos financeiros, avaliados pelo TradeMap, tiveram uma rentabilidade superior a da poupança em 2022. Por isso, os investidores que pensam em fazer o dinheiro “trabalhar” para si, devem deixar a poupança de lado e buscar outras opções mais rentáveis.
Leia também: Preços da construção civil SOBEM 10,90% em 2022