Seguindo a alta da taxa Selic, muitos investimentos em renda fixa começam a render mais, o que é uma excelente notícia para quem investe nesses ativos. Contudo, para quem investe na poupança, os valores continuarão rendendo a mesma coisa. Além disso, o rendimento da poupança é bem menor que a taxa básica de juros. Isso representa uma perda de dinheiro por parte de quem tem essa caderneta.
Isso se deve às regras de rendimento das poupanças brasileiras. Apesar disso, existem diversas maneiras de driblar esse baixo rendimento. Para isso, os investidores têm opções melhores no mercado, o que abordaremos a seguir.
Como funciona o rendimento da poupança?
Ao contrário do que muita gente acha, quando a taxa básica de juros, a Selic, sobe, nem sempre a poupança segue o mesmo caminho. Isso porque, na sua formulação, o governo federal determinou algumas regras que, no geral, são prejudiciais aos clientes em momentos de taxas altas.
Com a Selic em dois dígitos (10,75%), a poupança está rendendo 6,17% mais a Taxa Referencial, que ficou em 0,048% em janeiro. Com isso, o retorno é abaixo dos 7%, no total. Enquanto isso, títulos com a mesma segurança estão rendendo mais de 10%, e eles também são de fácil acesso aos investidores. Isso porque a poupança segue regras bem definidas: para uma Selic igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento é igual a 70% da Selic + Taxa Referencial (TR), que normalmente é zero. Para uma Selic acima de 8,5% ao ano, o rendimento é fixo em 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR). Atualmente, o rendimento da poupança está na segunda regra.
Além disso, para os mais experientes, existem outras formas de ter rendimentos acima da poupança, mantendo a segurança do seu dinheiro. Por isso, a poupança não é uma boa opção nesse momento e, ainda, especialistas afirmam que ela não é uma boa opção em qualquer cenário.
Onde colocar o meu dinheiro?
Existem inúmeras opções para colocar o seu dinheiro para render. Isso porque o mercado financeiro se movimentou muito nos últimos anos para garantir entregas de produtos de qualidade e de segurança ao investidor. Além disso, são produtos com fácil acesso e de resgate simplificado, para as horas que você precisar do seu dinheiro. Algumas empresas têm cartões de débito cujo saldo fica rendendo acima da poupança.
É o caso da NuConta, do banco Nubank. Lá, o seu dinheiro rende 100% do CDI, atualmente em 10,65%, aproximadamente. Além disso, o PicPay tem rendimentos de 110% do CDI, o que dá 11,82% ao ano. Nesses dois bancos, você tem acesso a cartões de crédito e débito, bem como pode fazer pagamentos pelo Pix para qualquer instituição.
Por outro lado, para quem quer realmente guardar o dinheiro, acessar o site da corretora e comprar o Tesouro Selic pode ser uma excelente ideia. Com esse produto, você tem 10,75% ao ano de rendimento (com a atual taxa). Contudo, é preciso ficar atento para as taxas que incidem sobre esse título. Atualmente, algumas corretoras não cobram nada para quem investe nesses papéis. Por último, fundos de investimentos em crédito privado podem ser excelentes formas de rentabilizar o seu dinheiro da poupança.