A caderneta de poupança ainda é a forma de investimento mais popular do Brasil. Contudo, os últimos anos representam uma revolução no mercado financeiro brasileiro, que vem crescendo e dando muito mais oportunidades para os cidadãos. Dessa forma, a poupança ficou ultrapassada e, hoje, já é um dos piores investimentos do Brasil.
Por isso, especialistas recomendam que você tire o dinheiro de lá imediatamente. Para convencer você a fazer isso, vamos dar 3 motivos que indicam que a poupança já não é um bom lugar para se deixar o dinheiro.
Poder de compra e rendimentos
A poupança é um dos meios mais populares de investimentos. Contudo, já não é mais possível dizer que ela é também o meio mais prático. Isso porque atualmente existem contas digitais que deixam o seu dinheiro rendendo de forma automática, o que é uma excelente funcionalidade para quem quer guardar dinheiro sem estresse.
Além disso, as contas digitais possuem uma função que a poupança não tem. Nelas, o seu valor rende diariamente, de segunda a sexta, sem que você faça nada. No caso da caderneta, é preciso esperar o depósito completar 30 dias e, somente após esse aniversário, você vê os rendimentos. Por isso, nas contas digitais, os rendimentos caem muito mais rápido para você.
Além disso, a poupança tem um retorno atual de 6,17% ao ano. As contas digitais, por sua vez, têm retornos de 12,65% ao ano atualmente, com a mesma segurança e a mesma praticidade. Vale lembrar que, nos últimos 12 meses, a inflação foi de 12%. Dessa forma, deixar o seu dinheiro na poupança é um sinal de perda de poder de compra também. Por isso, ela não possui nenhuma vantagem em relação aos outros produtos
Além desses motivos, existe uma outra característica do mercado brasileiro que torna a poupança menos atrativa que todos os outros produtos financeiros. Com isso, além da forma do rendimento e da perda de poder de compra, a poupança ainda perde, até mesmo, em retornos.
Existem opções mais rentáveis que a poupança
Se a sua ideia é ter produtos financeiros para que o seu dinheiro renda ao longo de muitos anos, é preciso que você entenda que existem produtos muito melhores no mercado financeiro. Como citamos anteriormente, as contas digitais são mais práticas para os valores do dia a dia. Contudo, para os outros investimentos, nem mesmo essas contas digitais são a única opção.
Isso porque o mercado financeiro possui outros produtos para quem guarda dinheiro para a aposentadoria, por exemplo. Estamos falando de CDB, LCI, LCA e Letras Financeiras, que possuem rendimentos ainda maiores que as contas digitais. No caso dos investimentos de longo prazo, podemos ter, também, a renda variável como opção, seja comprando diretamente na bolsa de valores, seja indo atrás de fundos de investimentos especializados nisso.
Por conta de tudo isso, a poupança ganhou má fama no mercado brasileiro. Com ela, o brasileiro tem um rendimento muito demorado, além de perder poder de compra e ter rendimentos bem abaixo de outros produtos que são igualmente acessíveis.