A poupança, após o recuo da inflação, está registrando seu melhor retorno em quase seis anos. Isso, levando em consideração o período de 12 meses encerrado em junho. Conforme os números revelados pelo TradeMap, nos 12 meses encerrados em junho, a caderneta teve rendimento real de 5,22%, isto é, já descontada a inflação.
Cuidado! Nubank vai EXCLUIR cartões DESTES clientes
Conforme o TradeMap, que explica que em junho o rendimento foi o mais alto desde agosto de 2017, quando a poupança estava com retorno real de 5,05% no acumulado em 12 meses, a remuneração da poupança é atrelada à Selic.
Dessa forma, quando os juros estão acima de 8,5%, a poupança oferece um retorno de 0,5% mais a taxa referencial (TR). Conforme o TradeMap, entre junho e julho, a TR ficou em 0,2097%, elevando, assim, a remuneração da poupança a 0,7107%.
“Nos 12 meses até junho, a poupança rendeu 8,55% ao ano, segundo o TradeMap. Pelas regras, quando a Selic cai abaixo de 8,5%, a poupança rende 70% da Selic, mais a TR”, afirma o Trade Map, lembrando ainda que, hoje, a Selic está em 13,25% ao ano.
Com esse melhor retorno, surge a pergunta se é interessante deixar dinheiro na caderneta, considerada uma porta de entrada para os investimentos. De acordo com Vitor Amorim, especialista em investimentos da casa de análises Top Gain, “pode ser considerado um bom investimento para investidores iniciantes, mesmo existindo oportunidades melhores”.
O especialista relata que é fundamental não deixar o dinheiro parado na conta. Nesse sentido, ele destaca que o melhor a fazer é investir em ativos com liquidez diária como a poupança e outros: Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e o Tesouro Selic, por exemplo.
A expectava é a de que a poupança continue com ganho real nesse período de 2023 e 2024. No entanto, mesmo assim, afirma Vitor Amorim, ele continuará, mesmo sendo uma porta de entrada para outros investimentos, a pior opção para o investidor.
Ao canal citado, Jaqueline Benevides, que é analista de renda fixa do InvestAI, destaca que é importante checar o ciclo mensal da poupança para não perder dinheiro. Além disso, ele ressalta que a poupança tem a sua remuneração creditada apenas a cada 30 dias, na data de aniversário do investimento.
Neste caso, quando o cliente retira o dinheiro antes do fim do ciclo, a rentabilidade sofrerá descontos. Números recentes do Banco Central mostram que o brasileiro tem tirado dinheiro da poupança. Em julho, por exemplo, as retiradas superaram as aplicações em R$ 3,581 bilhões no mês em julho.
Leia também: Queda da taxa de Juros Selic deve manter ritmo atual