Deixar valores na poupança pode ser um dos maiores erros do cidadão brasileiro. A sensação de segurança e de praticidade acabam escondendo uma face bastante oculta dessa modalidade: a perda de poder de compra ao longo dos anos. Por conta disso, especialistas são unânimes em afirmar que não é um bom investimento.
Dessa forma, hoje vamos entender como funciona a poupança na prática, além de entender como você pode ter mais rendimento com o seu dinheiro, tendo a mesma segurança que a caderneta tradicional.
Como funciona a poupança?
A poupança é uma conta remunerada, onde o cidadão coloca o dinheiro na conta e o governo utiliza o valor para fomentar o sistema imobiliário do país. Em troca desse “empréstimo” do dinheiro do cidadão, o governo faz um pagamento periódico, o aniversário da caderneta, que tem rendimentos há muitos anos no país.
A remuneração da poupança segue duas regras básicas:
- Rendimento de 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%, ou;
- Rendimento de 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.
Atualmente, com a taxa Selic em 13,25%, a caderneta rende 0,5% ao mês. Vale lembrar que os retornos são isentos de imposto de renda, mas é preciso que o investidor cumpra o aniversário da caderneta para receber o valor na conta.
Apesar de os retornos ficarem acima da inflação em muitos períodos da história recente, a poupança gera retornos baixos para o cidadão. Além disso, para ganhar um dinheiro relevante nesse investimento, o valor necessário nessa conta é muito mais alto que em outros tipos de investimentos. Dessa forma, não compensa ter valores na caderneta tradicional.
Existem produtos que pagam mais
Nos aplicativos de bancos e também nas maiores corretoras do país, existem produtos que servem para que os brasileiros tenham retornos maiores que o da poupança. Além disso, vale ressaltar que é possível obter isso com a mesma segurança da poupança.
Confira, abaixo, investimentos que rendem acima da poupança, também com segurança:
- Contas digitais: aquelas que rendem 100% do CDI, como o Nubank, possuem retornos maiores, com a mesma praticidade e segurança da caderneta tradicional.
- Tesouro Selic: é uma forma de emprestar dinheiro para o Governo Federal, da mesma forma que a poupança. O retorno também é maior.
- CDB de liquidez diária: produto onde o cliente empresta dinheiro para um banco, que remunera o investidor. Se for contratado em grandes bancos, possui uma das maiores seguranças do país.
- Fundos de renda fixa: apesar de serem os menos recomendados para quem quer apenas deixar o dinheiro guardado para uso do dia a dia, também é uma excelente ferramenta para ter rendimentos acima da poupança.
Com essas opções, o investidor pode ter retornos de 13,25% ao ano, contra uma poupança que, hoje, rende pouco mais de 6%.