Os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) devem estar atentos aos prazos de saque do benefício. Originalmente, o prazo concedido para tal operação é de 90 dias, no entanto, em virtude da pandemia, o Governo Federal, por meio da Portaria MC Nº 579, ampliou o prazo para 270 enquanto fosse decretada a situação de calamidade pública.
Ainda mais, a concessão desse prazo foi aplicada apenas para aqueles que são inscritos no Bolsa Família. Já os que recebem o Auxílio Emergencial, contam ainda com o prazo de 90 dias.
Programa será extinto
Nesta sexta-feira (29), mais de 1 milhão de brasileiros recebem a sua última parcela do Bolsa Família. Os contemplados nesta data são os inscritos no programa, com Número do Identificação Social (NIS) de dígito final 0.
Assim, depois de 18 anos, o programa de transferência de renda será extinto pela Medida Provisória 1.061, que cria o Programa Auxílio Brasil.
Oficialmente, o PBF termina apenas na próxima semana, ocasião na qual a lei que o criou será revogada. Dessa forma, o programa só poderá ser mantido se o Congresso optar por alterar a Medida Provisória ou permitir caducar a lei do programa.
Sendo assim, nas condições atuais, esta sexta-feira (29) marca o término dos pagamentos do PBF.
Sacar o Bolsa Família sem cartão
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os beneficiários que não estejam com o cartão, podem realizar o saque simplesmente portando um documento oficial com foto.
Assim, é só você se dirigir à uma agência da Caixa e solicitar a retirada do valor do seu benefício. As informações encontradas na página da internet do banco orientam:
“Compareça em qualquer agência da Caixa levando o seu documento de identificação oficial e informe que você deseja fazer o saque do Bolsa Família, mas que não está com o seu cartão”.
Além disso, você ainda pode realizar o saque do Bolsa Família, se estiver sem o seu cartão, utilizando o aplicativo Caixa Tem.
Para tanto, faça o login no aplicativo Caixa Tem, selecione a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.
Em seguida, insira a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, e fique atento para a validade deste código: uma hora. Ultrapassado esse período, será necessário gerar um novo código.
O código deve ser utilizado para o saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.
Leia também: Novidades no Pix: Mudanças passam a valer hoje; entenda como vai funcionar