É recorrente entre os segurados a dúvida sobre a possibilidade de recebimento de duas aposentadorias do INSS. Assim esse questionamento sempre volta à tona, ainda mais nesses tempos em que muitos aposentados acabam voltando à ativa por considerarem a aposentadoria insuficiente.
Embora a resposta possa causar surpresa a muitos segurados, mas de fato é possível conseguir obter de forma concomitante duas aposentadorias. E isso pode representar uma oportunidade de melhorar a renda nessa fase da vida que traz maiores despesas, especialmente com saúde.
Contudo, a resposta é afirmativa em partes, pois traz limitações e critérios, que devem ser considerados. Ou seja, essa possibilidade não diz respeito exatamente a duas aposentadorias do INSS, mas a duas aposentadorias em regimes de previdência diferentes.
Quer saber mais detalhes dessa possibilidade de acumular duas aposentadorias e melhorar a sua renda? Continue a leitura desse texto até o final!
Existe a possibilidade de recebimento de duas aposentadorias do INSS?
Conforme mencionamos anteriormente, a resposta exata para essa pergunta específica é não. O que existe de fato, e é perfeitamente possível de obter, são duas aposentadorias em regimes previdenciários distintos. Portanto, para recebê-las ao mesmo tempo, será necessário o cumprimento de alguns critérios e também entender algumas restrições.
Apesar de mencionarmos a possibilidade referente às aposentadorias em regimes distintos, também existe uma outra maneira de obter as duas aposentadorias. Essa segunda possibilidade trata-se da solicitação do benefício em regimes de outros países.
Todavia, é necessário que se cumpra todos os requisitos de exigência tanto para os casos de regimes distintos, quanto para regimes em países diferentes.
Além disso, na hipótese de regimes distintos, o segurado não pode utilizar o tempo de um regime para completar a contagem do outro. Essa é uma prática comum quando o segurado quer obter o cumprimento do tempo de forma mais rápida.
É possível receber dois benefícios que não sejam aposentadorias
Primeiramente, vamos destacar a possibilidade de obter duas aposentadorias por meio de regimes previdenciários distintos. Em outras palavras, obter a concessão do benefício através do RGPS (Regime Geral de Previdência Social) e ao mesmo tempo do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).
Desse modo, para obtenção dos dois benefícios nessa hipótese, basta cumprir os requisitos obrigatórios para aposentadoria de ambos os regimes, e proceder a solicitação junto aos devidos institutos de previdência.
Combinando regime de dois países diferentes
Por fim, vamos explanar sobre a possibilidade que envolve regimes previdenciários de países diferentes. Sendo assim, essa é outra forma de obter dois benefícios, mesmo não sendo duas aposentadorias do INSS, pode representar aquele upgrade que o segurado quer obter em sua renda.
Dessa forma, cidadãos que residem no exterior e têm trabalhos nesses países, normalmente fazem o recolhimento e têm vínculos ao regime do país, onde exerce a atividade laborativa. Portanto, ao cumprir os critérios para benefício no regime brasileiro e também no exterior, o trabalhador tem a possibilidade de obter a aposentadoria dos dois países.
Você também tinha dúvidas sobre a possibilidade de receber duas aposentadorias do INSS? Comente conosco.