Hoje nós vamos responder a seguinte pergunta: “posso contribuir ao INSS trabalhando no exterior?”.
Essa dúvida é muito frequente, e milhares de pessoas que vão para fora do Brasil em busca de melhores condições financeiras no futuro. Então, se perguntam se é possível contribuir com o INSS, que é o órgão responsável pelo pagamento dos benefícios da Previdência Social, mesmo trabalhando e residindo temporariamente em outro país.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar. Assim, você pode ficar por dentro de tudo sobre como fazer a contribuição com o INSS mesmo trabalhando no exterior.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final. Dessa forma, você vai conferir a resposta dessa pergunta e muito mais!
Pode contribuir para o INSS trabalhando no exterior?
A possibilidade de contribuir com o Instituto Nacional de Seguro Social, mais conhecido como INSS, é um questionamento feito por praticamente todos os brasileiros que saem do país em busca de uma vida melhor, com melhores condições financeiras, visto que em alguns outros países é possível trabalhar menos e ganhar mais.
Como a maioria dessas pessoas esperam um dia retornar para o Brasil, desejam deixar a aposentadoria encaminhada, para que não percam esse tempo trabalhado sem contribuir com o INSS.
Se este é o seu caso, saiba que é possível fazer essa contribuição, mesmo trabalhando no exterior. No entanto, existem algumas regras que precisam ser seguidas.
Como contribuir ao INSS trabalhando no exterior?
Para contribuir com o INSS trabalhando no exterior, você precisa fazer o pagamento mensal como contribuinte facultativo. Isto significa que não exerce nenhuma atividade remunerada no Brasil, mas mesmo assim, contribui para que possa receber a aposentadoria, ou algum outro benefício concedido pelo INSS aos segurados da Previdência Social.
Porém, com os trabalhadores que estão residindo temporariamente em Portugal, os exercícios remunerados realizados lá, também contam como contribuição no Brasil. Dessa forma, não é necessário fazer a contribuição facultativa, isto é, por conta própria.
Como saber se a contribuição está sendo computada?
Para saber se sua contribuição está sendo computada, isto é, contada no sistema do INSS como ônus, você pode acessar o aplicativo Meu INSS de qualquer lugar do mundo para obter essa e outras informações sobre a Previdência Social.
Além disso, você ainda pode contar com outros serviços por meio deste aplicativo, como por exemplo, solicitação de aposentadorias e auxílios, acompanhamento de solicitação, tirar dúvidas, entre outros.
Como acessar o aplicativo Meu FGTS?
Para ter acesso ao aplicativo Meu INSS, você precisa fazer o download dele no seu celular ou tablet. Depois disso, basta fazer login para ter acesso a todos os seus dados e os serviços oferecidos pelo INSS.
Caso seja o primeiro acesso, é necessário fazer login no portal gov.br, para criar um nome de usuário e senha para acessar o aplicativo.
Agora que você já sabe se pode contribuir ao INSS trabalhando no exterior. Basta seguir as instruções para não perder o tempo de serviço como contribuição.