Milhares de brasileiros costumam recorrer a empréstimos para quitar suas dívidas e honrar todos os compromissos que possuem. Dois fatores contribuem para o alto número de pedidos de crédito nos últimos meses: a inflação e os juros elevados.
A dificuldade do cenário econômico atual afeta principalmente os mais pobres. Pensando em ajudá-los a superar as dificuldades, o governo federal liberou o crédito consignado do Auxílio Brasil em outubro. E a quantidade expressiva de pessoas que já recorreram ao empréstimo mostra o quanto estas pessoas esperavam por isso.
Em resumo, muitas pessoas de renda mais baixa não tinham possibilidade de solicitar empréstimo consignado. Contudo, isso mudou há pouco mais de uma semana, quando diversos bancos passaram a oferecer a operação para os usuários do Auxílio Brasil.
Auxílio Brasil CHEGA AO FIM em dezembro; veja o que acontecerá
Pode pegar crédito consignado e empréstimo no Caixa Tem?
O consignado do Auxílio Brasil pode até ser recente, mas há outra forma de pedir empréstimo que está em uso no país há meses. Trata-se do Programa de Simplificação de Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital), cujo crédito pode ser solicitado através do Caixa Tem.
A saber, o aplicativo permite ao empreendedor pessoa física e ao microempreendedor individual (MEI) empréstimos máximos de R$ 1,5 mil e R$ 4,5 mil, respectivamente. E muita gente que contratou empréstimo no Caixa Tem quer saber se pode fazer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
De acordo com a Caixa, como os empréstimos se referem a programas distintos, é possível contratar ambos ao mesmo tempo. No entanto, vale destacar que esse dinheiro é emprestado, ou seja, a pessoa precisará devolvê-lo.
A maior dica dos especialistas é fugir de empréstimos, pois todos eles possuem juros. Isso quer dizer que o valor pago será inevitavelmente maior que o dinheiro contratado. Em outras palavras, a pessoa paga mais caro, pois os juros aumentam o valor do empréstimo, e ainda conseguem uma nova dívida.
Leia também: Preço da cesta básica SOBE em 12 das 17 capitais pesquisadas em novembro