Após a dupla cidadania que é tão desejada por muitos e concedida a poucos, os brasileiros passaram a ter um novo foco, o de conseguir um trabalho para facilitar a mudança para Portugal. O número de brasileiros que já se mudaram ou que planejam iniciar uma nova vida em terras portuguesas é alto e, este procedimento requer preparo.
Aqueles que já estão lá informam que não é impossível, mas contam sobre a necessidade de trabalhar dobrado para ganhar o suficiente para arcar com as despesas básicas. A justificativa dada para todo esse empenho está relacionada aos baixos salários, falta de mão de obra, restrições devido à pandemia e os preços abusivos dos aluguéis.
De acordo com o semanário português “Expresso”, os números apurados através do Instituto Nacional de Estatística (INE), mostraram um aumento na margem de 11% na população que tem trabalhado em jornada dupla desde os primeiros trimestres de 2020 até o começo de 2021. Estima-se que são cerca de 238 mil pessoas que têm conciliado dois trabalhos presenciais ou mesclando com serviços remotos.
Esta segunda alternativa é bastante adotada por profissionais da tecnologia da informação, designers e comunicadores brasileiros que atuam em Portugal para empresas do Brasil ou de outros países da Europa. Inclusive, essa é uma excelente oportunidade para quem tem o domínio sobre mais de uma língua. É o caso do macaense, Lucio Duval, fluente em alemão que, durante o dia trabalha para uma empresa de telefonia da Alemanha. Já à noite é músico em pontos turísticos de Porto.
Ele conta que a música era a sua principal e melhor ocupação até a chegada da pandemia e a respectiva necessidade de manter o afastamento e o isolamento social. No entanto, ele disse que a crise sanitária não foi a única razão pela qual buscou uma segunda fonte de financiamento, isso aconteceu justamente pelo fechamento de bares, restaurantes e demais locais de acesso público como uma medida de contenção à proliferação do vírus.
Em conjunto a isso, a aplicação de boa parte da renda para o custeio de despesas como aluguel e outras, tem tomado boa parte do dinheiro dele. Lucas ainda completou que para assegurar a permanência legal em Portugal trabalha com contrato de prestação de serviços e com o comprovante do Imposto de Renda, tendo em vista que o serviço como músico é independente.
Portugal, no mês de julho deste ano, anunciou a liberação de 400 vagas de emprego para a multinacional francesa Natixis, que possui filial em Porto. O país irmão do Brasil enfrenta uma certa escassez de mão de obra em determinadas áreas, sobretudo na digital, motivo pelo qual iniciou o recrutamento online a nível global.
Uma vantagem que deve ser observada é que a multinacional oferece um programa de recolocação internacional, que já reúne mais de 80 brasileiros na equipe. O diretor de recursos humanos da Natixis, Maurício Marques, declarou que a oferta de vagas se prolongará até o final de 2021. Portanto, os interessados têm até lá para se candidatar caso tenham interesse nas vagas disponíveis.