A Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou, na sexta-feira (11), o Mural de Comunicação, uma nova funcionalidade no Portal de Gestão do Cadastro Único.
A saber, a atualização vai para permitir o compartilhamento de informações entre a pasta e as gestões municipais e coordenações estaduais do CadÚnico de forma mais ágil.
“Isso abrange mais de 40 mil pessoas em todo o país. Melhorar a comunicação do Governo Federal com os municípios é mais um passo para fazer com que as famílias que buscam o registro estejam sempre bem informadas e, com isso, consigam acessar mais direitos”, comentou a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo.
Resultado da Mega-Sena: Prêmio milionário SAIU para 4 sortudos; veja se é um deles
Categorias da nova funcionalidade do Portal do Cadastro Único
Em resumo, o Mural é composto pelos seguintes blocos de informação:
- Comunicado: disponibiliza comunicações diárias com orientações mais urgentes, como indisponibilidade de sistemas;
- Informes: disponibiliza os informes dentro do Portal de Gestão do Cadastro Único;
- Calendário: mostra a agenda dos principais eventos realizados e apoiados pelo ministério, em âmbito federal, estadual e/ou municipal;
- Comunicados via ofício: orientações para os coordenadores municipais/estaduais de quais são as áreas responsáveis pelo tratamento de demandas do Cadastro Único e Bolsa Família;
- Canais de atendimento: apresenta os canais de atendimento do ministério, Dataprev e Caixa, para cidadãos, gestões municipais e estaduais;
- Tutoriais: disponibiliza os tutoriais do Sistema do Cadastro Único, GERID e Pronto Cliente.
Vale destacar que todos os operadores do Cadastro Único podem acessar a ferramenta na tela principal do Portal de Gestão do CadÚnico já desde a última sexta-feira (11).
Confira ainda: AGOSTO: Depósito do Vale Gás já foi liberado? Qual o novo valor?
Prazo de atualização
Por fim, é interessante mencionar um ponto fundamental para quem tem registro no Cadastro Único.
Assim, se a sua família mudou de endereço, as crianças mudaram de escola, vieram pessoas novas morar na casa, alguém mudou de emprego ou perdeu o trabalho, a pessoa responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para atualizar o cadastro imediatamente.
No entanto, se não houve nenhuma mudança, o prazo limite para atualização do CadÚnico é de 2 anos!
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS
Veja também: Nova rodada do Bolsa Família começa EM BREVE! Consulte o calendário ATUALIZADO