No mercado de trabalho brasileiro, é bastante comum que os funcionários de uma empresa tenham que abrir conta em um determinado banco para receber o salário. Por conta disso, muita gente acaba bagunçando as contas de casa por ter mais de uma conta. Para resolver esse problema, foi criada a portabilidade de salário, que pode facilitar muito a sua vida.
Por isso, hoje vamos entender como fazer a sua portabilidade de salário, além de mostrar quando vale a pena tomar essa decisão. Vale lembrar que o trabalhador precisa estudar bem todas as opções do mercado antes de tomar qualquer decisão.
Para que serve a portabilidade de salário?
Para quem trabalha no regime de CLT, o salário sempre cai, especificamente, em uma conta bancária determinada pela instituição que paga. Isso porque empresas e bancos fazem parcerias para, justamente, facilitar o pagamento e também ampliar o acesso dos clientes aos produtos do banco. Contudo, pouca gente utiliza a portabilidade de salário da forma correta.
Na prática, essa função serve para que o trabalhador tenha poder de escolha sobre onde receberá o pagamento mensal. Para especialistas, isso é importante, dado que permite que bancos tenham uma maior competição, o que reduz o custo para os clientes. Além disso, alguns bancos possuem serviços exclusivos e a portabilidade de salário permite oferecer esses produtos para os trabalhadores.
Dessa forma, se você recebe o salário em um banco, mas deseja receber em outro, a portabilidade de salário é justamente para isso. Vale lembrar que, por lei, essa funcionalidade é gratuita e os bancos não podem fazer cobranças dos trabalhadores para que eles recebam os salários nas contas, caso seja uma conta-salário.
Contudo, algo esquecido pelos trabalhadores é que a portabilidade de salário permite ter acesos facilitado a diversos produtos, o que pode ser bom, por exemplo, para quem tem dificuldades para obter um cartão de crédito.
Entendendo se vale a pena
Para saber se vale a pena fazer a portabilidade de salário, o primeiro passo é entender como fazer isso na prática. De forma geral, banco fazem isso de forma automática, desde que você preencha alguns dados de cadastro. Ao descobrir como fazer isso no seu banco, é hora de discutir as vantagens.
De forma geral, receber um salário mensalmente no mesmo banco permite que a instituição conheça melhor você. Assim, ao fazer a portabilidade de salário, você pode conquistar limites maiores no cartão de crédito, além de ter taxas mais atrativas em financiamentos, empréstimos e outros serviços. Outra excelente vantagem é que as instituições podem colocar produtos exclusivos para você, a depender do quanto você ganha mensalmente. Estamos falando de categorias de clientes nos bancos, como Inter One, Itaú Personnalité, Santander Select, Bradesco Prime, entre outros.