Um recurso pouco utilizado pelos brasileiros na hora de organizar a vida financeira é a portabilidade de salário. Isso porque essa simples medida permite ter acesso a uma ampla gama de vantagens dentro das mais diversas instituições, o que faz diferença em relação aos produtos que poderão ser acessados. Dessa forma, a funcionalidade pode impulsionar a sua vida financeira, ao passo que também não tem custos.
Por isso, hoje vamos entender para que serve a portabilidade de salário, como ela ajuda na sua vida financeira e, claro, como fazer de forma efetiva.
Para que serve a portabilidade de salário?
Para quem trabalha no regime de CLT, o salário sempre cai, especificamente, em uma conta bancária determinada pela instituição que paga. Isso porque empresas e bancos fazem parcerias para, justamente, facilitar o pagamento e também ampliar o acesso dos clientes aos produtos do banco. Contudo, pouca gente utiliza a portabilidade de salário da forma correta.
Na prática, essa função serve para que o trabalhador tenha poder de escolha sobre onde receberá o pagamento mensal. Para especialistas, isso é importante, dado que permite que bancos tenham uma maior competição, o que reduz o custo para os clientes. Além disso, alguns bancos possuem serviços exclusivos e a portabilidade de salário permite oferecer esses produtos para os trabalhadores.
Dessa forma, se você recebe o salário em um banco, mas deseja receber em outro, a portabilidade de salário é justamente para isso. Vale lembrar que, por lei, essa funcionalidade é gratuita e os bancos não podem fazer cobranças dos trabalhadores para que eles recebam os salários nas contas, caso seja uma conta-salário.
Contudo, algo esquecido pelos trabalhadores é que a portabilidade de salário permite ter acesos facilitado a diversos produtos, o que pode ser bom, por exemplo, para quem tem dificuldades para obter um cartão de crédito.
Quais as vantagens?
Dessa forma, ao entrar no aplicativo do seu banco e solicitar a portabilidade de salário, a instituição necessitará de alguns dados. Posteriormente, após o aceite da instituição, o salário passa a cair diretamente na conta desejada. Assim, o cliente consegue ter acesso a diferentes produtos com mais facilidade.
Isso porque o banco passa a conhecer melhor a sua renda e seu perfil de gastos. Com isso, é mais provável que o banco aumente a concessão de crédito, aumentando limites do cartão de crédito, de empréstimos e também de financiamentos. Além disso, a depender da renda recebida, os clientes podem ter acesso a contas exclusivas, como Itaú Personnalité, Santander Select e Bradesco Prime.
Para solicitar a portabilidade de salário, basta informar ao banco desejado o CNPJ da empresa que paga você, onde você recebe atualmente o seu salário e também os seus dados.