Em dezembro do ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto 1917/2015, que permitirá que você escolha a sua empresa de energia elétrica, a chamada portabilidade de luz. Na prática, isso permitirá que o setor tenha mais concorrência e que, com isso, você tenha mais opções para economizar na sua conta de luz. Apesar da boa novidade, você ainda não terá acesso a esse serviço.
Isso porque o projeto ainda precisa passar pelo aval do Senado, o que não tem previsão de acontecer. Contudo, o projeto é forte candidato à aprovação, o que é uma excelente notícia para o seu bolso. Com a portabilidade de luz, a sua conta de luz tende a baixar.
Conta de luz nas alturas
O ano de 2021 não foi muito agradável para quem paga a conta de luz. Isso porque o fraco regime de chuvas fez com que os reservatórios atingissem os patamares mínimos. Com isso, o custo de produzir energia elétrica ficou mais alto, o que foi repassado para os consumidores. Por isso, projetos relacionados à pasta, como a portabilidade de luz, ganharam força.
Isso porque a energia elétrica foi uma das maiores responsáveis pela inflação do ano passado, ficando atrás apenas da gasolina. Contudo, para 2022, o governo já prometeu que baixará a tarifa para a bandeira verde, o que representará uma economia de 20%, segundo o presidente Jair Bolsonaro. Segundo o próprio governo, essa medida se dá por conta do aumento as chuvas, o que elevou os níveis dos reservatórios e aumentando a capacidade de geração de energia do país.
Porém, a portabilidade de luz poderia gerar ainda mais economia. Segundo especialistas, essa medida pode ser um divisor de águas no setor elétrico brasileiro e permitirá, inclusive, a aceleração das fontes de energias renováveis.
Portabilidade de luz
A portabilidade de luz é um projeto que permitirá que mais de uma empresa forneça energia elétrica em uma cidade. Na prática, elas concorrerão umas com as outras, o que tende a baixar o preço ao consumidor. Atualmente apenas uma concessionária de energia atua por região com preços tabelados.
Dessa forma, você poderia escolher diferentes pacotes de energia elétrica, com capacidades diferentes e, claro, com custos diferentes. Ainda, especialistas acreditam que existirão pacotes com energia 100% renovável, o que é uma excelente forma de se proteger de cenários de baixo regime de chuvas, por exemplo. De qualquer forma, o consumidor teria mais poder sobre o seu consumo de energia e também sobre o valor que pretenderá pagar em sua conta de luz.
Caso o projeto seja aprovado, especialistas acreditam que o processo de implementação será gradual. Isso porque as empresas precisarão se organizar para ocupar os mercados que desejam. Além disso, as grandes cidades deve ter a portabilidade de luz antes que os pequenos municípios do interior. Porém, a ideia é que o projeto abra espaço para a criação de diferentes unidades de produção de energia no país, diminuindo o preço da conta de luz para toda a população brasileira.