Em 2020 o Ibovespa (o principal índice da bolsa brasileira) chegou próximo dos 120 mil pontos. Depois, com a pandemia da Covid-19, a bolsa caiu muito e não conseguiu se recuperar. Porque a bolsa não sobe?
Pandemia
Um dos motivos centrais é a pandemia provocada pela Covid-19. Devido a pandemia, várias medidas foram tomadas, sendo que uma delas é o distanciamento social.
Ou seja, setores como;
- Transporte
- Turismo
- Restaurantes e bares
- Comércio
foram amplamente prejudicados. Com a pandemia os governos incentivaram a quarentena e as próprias pessoas ficaram com mais receio de se “aglomerar”.
Fato que prejudicou bastante todos os setores mencionados acima e vários outros (diretamente ou indiretamente).
Saída dos investidores estrangeiros
Segundo dados do site Poder 360; entre os dias 01 de janeiro a 9 de julho de 2020, 80 bilhões de reais foram retirados da bolsa de valores pelos investidores estrangeiros.
Podemos interpretar essa movimentação como uma saída dos investidores para alocar tais recursos em ativos mais seguros (como títulos do Tesouro de países desenvolvidos, ou até mesmo no ouro).
Em momentos de crise, todos os investidores, sem exceção, ficam com mais medo. O medo influência em nossa tomada de decisão.
Permanecer com investimentos em ativos “arriscados” pode ser algo perigoso. Sendo assim, os investidores procuram por ativos mais seguros, como o ouro e os títulos da dívida.
A bolsa de valores e a dívida pública
Outra coisa que pode estar influenciando no desempenho da bolsa é a dívida pública. Devido a pandemia o governo federal foi obrigado a investir mais na população, principalmente nas pessoas de baixa renda.
Com esses gastos, as despesas aumentaram e provavelmente o déficit público vai aumentar. Isso não traz segurança aos investidores.
Havendo mais dúvidas, o mercado fica mais “defensivo” e a bolsa de valores deixa de ser tão interessante.
Porque a bolsa não sobe? Olhando os três pontos citados acima, não resta mais dúvidas. O negócio agora é contornar a situação para ver a bolsa se valorizar novamente.