Donos de bares, restaurantes e lojas de São Paulo jogaram a última carta na mesa pela reabertura do setor. Eles disseram que estão dispostos a denunciar os colegas que não respeitam o protocolo de segurança da Covid-19.
A ideia seria a seguinte: a Prefeitura criaria um canal oficial de denúncias. Esses empregadores ou mesmo os empregados poderiam denunciar os estabelecimentos que ficam ao redor. Além disso, o empregado poderia denunciar o próprio patrão de forma anônima.
Então imagine que um bar estaria provocando uma super aglomeração, ou um restaurante permitindo a entrada de pessoas sem máscaras. Nesses casos, as pessoas poderiam fazer as denúncias.
Quem está pedindo isso é a Associação das Lojas de Shopping (Alshop) e o Sindicato de Bares e Restaurantes (Sindresbar). Isso porque eles afirmam que “o erro de poucos estaria fazendo com que muitos tivessem que pagar”.
Eles querem portanto que a Prefeitura libere a reabertura total desses serviços. Assim, esses locais poderiam abrir na hora que quisessem. Além disso, eles poderiam receber muita gente também. Assim, eles acreditam que a situação financeira melhoraria.
Reabertura
Mas não dá para negar que esse é de fato um tema polêmico. É que os números de internações pela Covid-19 estão subindo em quase todos os lugares do país. Apenas nos lugares onde aconteceram fechamentos parciais, é que os números estão apresentando melhora agora.
Seja como for, é preciso lembrar do sofrimento desses trabalhadores agora. É que o Auxílio Emergencial acabou. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), quase 40 milhões de pessoas estão sem renda neste momento.