Existem motivos do por que os vírus causam doenças nos humanos. Mais de um quatrilhão de vírus individuais existem na Terra. Mas a maioria não está preparada para “pular” nos humanos.
Os vírus se infiltram em todos os aspectos de nosso mundo natural, na água do mar, vagando pela atmosfera e espreitando em partículas minúsculas do solo.
Geralmente considerados entidades não vivas, esses patógenos só podem se replicar com a ajuda de um hospedeiro. Além disso, são capazes de sequestrar organismos de todos os ramos da árvore da vida.
Por que os vírus causam doenças
Na maioria das vezes, nossa espécie consegue viver neste mundo repleto de vírus relativamente livre de doenças. A razão tem menos a ver com a resiliência do corpo humano a doenças do que com as peculiaridades biológicas dos próprios vírus.
Esses patógenos são extraordinariamente exigentes quanto às células que infectam, e apenas uma fração infinitesimalmente pequena dos vírus que nos cercam realmente representam uma ameaça aos humanos.
Ainda assim, como a pandemia demonstrou, surtos de novos vírus humanos acontecem.
Para melhor prever e prevenir surtos, os cientistas estão investigando as características que podem explicar por que alguns vírus, e não outros, podem infectar os humanos.
Alguns sofrem mutações com mais frequência, talvez facilitando sua disseminação em novos hospedeiros. Entretanto, outros encontram oportunidades para saltar em espécies animais.
As muitas faces dos vírus
Às vezes, entretanto, um patógeno consegue escapar e esse é o motivo do por que os vírus causam doenças. Mais de 200 vírus são conhecidos por causar doenças em humanos. Sendo assim, todos são capazes de invadir células humanas.
Gostou das informações? Compartilhe conosco sua opinião.