Nós passamos por um período no qual muitas pessoas abriram MEI, que foi a pandemia. A falta de trabalho e a quantidade de negócios que estava fechando levou as pessoas a buscarem sua autonomia no trabalho e a garantirem seus benefícios previdenciários por conta própria. Entretanto, no momento atual, MEIs estão fechando novamente. Entenda por que isso está acontecendo e se ainda vale a pela abrir o seu MEI, no artigo abaixo.
O que está levando ao fechamento dos MEIs
A pandemia gerou nas pessoas uma obrigação de buscar um meio para sobreviver que não fosse mediante a carteira assinada. Isso porque durante o período o desemprego aumentou bastante, já que muitos negócios fecharam, ou continuaram funcionando sem o mesmo número de funcionários.
Há algum tempo, as coisas têm voltado à normalidade após a pandemia. E isso significa que novos empregos estão voltando a surgir e o mercado está reaquecendo. Portanto, novas oportunidades de trabalho com a carteira assinada, mediante o regime CLT, estão surgindo.
E muitas pessoas preferem a segurança da CLT ao MEI, por isso abandonam seu projeto empreendedor e voltam a trabalhar como assalariadas. Além disso, muitas delas se tornaram empresárias por convicção, mas o negócio não deu certo e os MEIs estão fechando.
O motivo para que muitos autônomos não tenha dado certo pode ter sido a redução do número de trabalhadores autônomos diante da reabertura de muitas empresas no mercado. A procura por elas, consequentemente, reduziu a demanda pelo MEI.
Sabendo que os MEIs estão fechando, ainda vale a pena abrir o seu?
É importante reforçar que o motivo pelo qual houve grande número de abertura de MEI no país foi a dificuldade financeira que as pessoas estavam passando. Portanto, as pessoas buscavam um meio para se manter e sustentar suas famílias e não abriram o MEI por acreditarem ser a melhor opção. Então, muitos MEIs estão fechando, mas há aqueles que estão firmes no mercado porque se descobriram como autônomos na pandemia, ou porque já trabalhavam assim e funcionava.
O fato de muitas pessoas prefinirem o trabalho com a CLT e a garantia do salário mensal e dos benefícios previdenciários que ela traz não faz com que o MEI seja uma opção ruim. Na verdade, ser autônomo continua tendo suas vantagens, para aqueles que podem investir nisso, e também permite o acesso a direitos previdenciários. Acompanhe algumas vantagens de abrir um MEI:
Não tem chefe
Talvez esse seja o maior benefício em ser MEI: você é quem manda, você escolhe com quem você trabalha, quando e como.
Seu “salário” depende do quanto você trabalha
Seu salário depende apenas de você e você pode receber mais, ao trabalhar e investir mais. Por isso, o seu crescimento está nas suas mãos
Você tem benefícios previdenciários
O MEI realiza mensalmente o pagamento da DAS, que garante a ele benefícios previdenciários, como a aposentadoria, auxílio-maternidade, auxílio-doença e outros. Portanto, você não os perde ao seu tornar MEI.
Seu negócio pode dar certo
Não é porque os MEIs estão fechando que o mesmo acontecerá com você. Cada negócio é um negócio e você pode estudar para ser bem-sucedido.