De acordo com muitos especialistas, as respostas para o aumento exorbitante do combustível tem as respostas dentro das refinarias. Elas foram criadas na década de 70 no Brasil, mas com o objetivo de refinar o petróleo que vinha do exterior. Afinal, é um óleo mais leve.
Atualmente, o Brasil possui 13 refinarias, porém, elas não trabalham somente com óleo brasileiro. Isso porque elas não foram construídas para refinar o seu próprio combustível. Afinal, refinavam o óleo importado, que vem do Oriente Médio, em sua maior parte.
Até os dias de hoje as refinarias brasileiras comercializam, em sua maior parte, o petróleo importado. Sendo assim, o valor do nosso combustível fica mais caro para que as empresas consigam comprar o óleo do exterior.
A Petrobrás
Criada em 1953, a Petrobrás surgiu a partir de uma lei sancionada pelo presidente da época Getúlio Vargas. Antigamente, nos anos 60 e 70, não tínhamos petróleo suficiente. Porém, já haviam as montadoras de carro que demandavam por derivados e, por esse motivo, a necessidade de importar o petróleo.
Há diferentes tipos de petróleo. Mas as refinarias brasileiras não foram construídas com o intuito de refinar o petróleo nacional. Porém, o importado sempre fez parte dos planos. Afinal, ele é mais leve do que o do Brasil, que é bastante pesado.
Sendo assim, a importação atual é em função de questão tecnológica. Além disso, a principal fala dos empresários é a falta de investimento no petróleo brasileiro. Portanto, as refinarias nacionais são uma mistura de petróleo brasileiro e o importado, normalmente vindo da Arábia e da Nigéria.
No entanto, de acordo com os especialistas, a Petrobrás nunca investiu o suficiente nas refinarias do Brasil, muito menos em seu óleo. A principal estratégia sempre foi a exploração e produção do petróleo importado. Portanto, o óleo brasileiro ficou tecnologicamente ultrapassado, por isso, não conseguem refinar o produto, por ele ser denso demais.
A importação de derivados do petróleo
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o país extrai o suficiente para atender a demanda de combustível a nível nacional. Afinal, se produz mais petróleo do que se consome. Porém, existem as diferenças tecnológicas para refinar de acordo como tipo de petróleo que temos.
No entanto, apesar de sermos autossuficientes em petróleo, não conseguimos refinar grande parte do óleo que produzimos. Isso porque falta tecnologia. Portanto, exportamos petróleo e somos obrigados a importar combustíveis e seus derivados, como o diesel e a gasolina.
A atual política de preços praticada pela Petrobrás é para competir com o mercado internacional. O que permite a importação dos derivados. Mas o bolso do consumidor brasileiro sofre com isso.
No entanto, a pergunta que não quer calar é: por que a Petrobrás não investiu para aumentar o nível de serviços no refino do petróleo nacional?
A resposta dessa pergunta é a chave para a possível redução do combustível. Afinal, se a refinaria trabalhasse mais para atender o mercado interno, não ia depender da importação.
Apostar no produto nacional é a melhor solução para que o combustível fique acessível à todos. Afinal, petróleo tem no Brasil!
Eu sempre me perguntei sobre isso.Na realidade precisamos saber pra quem de fato a PETROBRAS trabalha se para os brasileiros ou para os acionistas.
Na minha opinião está correto a Petrobras deveria investir em refinarias para que conseguisse fazer com que o petróleo extraído ficasse na mesma consistência que o petróleo importado para que aí sim as suas refinarias conseguissem fazer o país ser autossuficiente na questão do combustível mas isso para o Brasil é até que normal até porque nós exportamos o grão do café para importar o café moído é uma vergonha para o país oq esperar de quem prefere comprar de fora do que tirar de onde já tem
O seu comentário meu amigo, foi o de melhor visão. Porque condiz com a verdadeira realidade do que vivemos. Em um país de genocidas de seu próprio povo em favor de si mesmos e seus comparsas, governantes das nações capitalistas dominantes.
Só um milagre poderia salvar essa nação.
Estou eu, assim como todos os trabalhadores brasileiros, sendo motos lentamente por esses canalhas.
E assim seguimos sendo COLÔNIA…
Perfeito, a estratégia mais correta seria deixar a Petrobrás do jeito que está e o governo criar uma nova mineradora e uma refinaria avançada pra produzir nosso próprio combustível. território temos pra isso
A Petrobrás trabalha pra dar lucro aos acionistas, se fosse para beneficiar o povo brasileiro não poderia ter cido transformanda em SA e aberto o capital para os investidores externos, mas aí provavelmente estaríamos sofrendo os mesmo embargos econômicos dos venezuelanos
É uma empresa que é “nossa” estatal em sua maioria, mas que só lasca o seu “dono”. Melhor privatizar.
Quando o Governo não deixa e assim que acontece, alguém deve estar ganhando por trás de tudo isso
A Refinaria Abreu e Lima seria construída em Pernambuco com essa tecnologia, pelo Lula mas o projeto foi dissolvido e morto por tanta corrupções e ninguém foi preso por isso, está abandonada.
Fato é que as refinarias em construção foram liquidadas e outras vendidas. O texto análise é parcial
É porque os sucessores vêm com outros objetivos para atenderem o mercado externo e deixam de investir em tecnologia própria para melhorar o produto interno e, consequentemente, para um preço mais acessível para o consumidor do Brasil!!! Por esse motivo, as refinarias estão sucateadas e abandonadas. A culpa acaba sendo do presidente anterior, o que gera um prejuízo enorme financeiro nis cofres brasileiros.
Refinarias brasileiras foram adaptadas na década de 80 para o petróleo nacional. E atualmente o petróleo do pressão equivalente ao petróleo árabe..
A verdade é só uma o petróleo vai ficar raticamente inviável para combustíveis, quando os veículos a energia chegarem pra ficar. Por isso a rapidez pra se livrar da Petrobrás. Mas porque não informar os brasileiro? O que estará por trás desse interesse impulsivo? Só o futuro dirá.
primo331@hotmail.com
Acredito que a Petrobrás ,é uma máfia que trabalha lá , eles nunca vão querer refina o petróleo aqui no Brasil , pois não teriam desculpa da alta do Dólar ,e preços absurdos dos combustíveis .
Aí o Sr. Presidente atual falava dos governos anteriores dos preços dos combustíveis e está fazendo pior om seu chacal financeiro Sr. Paulo G.
Estão manipulando o mercado financeiro e ganhando bilhões as custas da pobresa do povo Brasileiro.
Uma verdadeira carnificina na nação Braseira,e tem gente que continua acreditando neste governo que não está nem um pouco interessado em ajudar nosso povo.
Lamentável viver em um país que sacrifíca seus patriotas em benefício próprios de outrem.
Estranho isso. Pq outros países que certamente dependem do petróleo extraído do oriente, que diz aqui, é mais leve, tem refinaria para óleo brasileiro, mais pesado???
Essa informação não condiz com a realidade atual. No passado (antes do pré sal e dos pesados investimentos feitos nas refinarias) a situação era essa. Porém após muito investimento nas refinarias (que ocorreu nos anos 2000 até em torno de 2015) aliado a excelente qualidade do petróleo do pré-sal a situação é totalmente oposta, tendo o Brasil capacidade de produzir e refinar todo o combustível necessário para o país. Mas para isso precisa operar as refinarias com sua capacidade máxima, finalizar algumas poucas obras nas unidades mais novas, abandonar a Política de Preços Internacionais e parar de privatizar e vender poços de petróleo, refinarias e distribuidora (essa última já foi infelizmente) a preço de banana. Por favor se atualizem dos fatos e repassem a informação como ela é de fato, ou então não publique nada!! Chega de tanta desinformação!!!
Perfeito, o comentário do Fábio. Concordo plenamente. Está é a realidade do nosso país hoje.
ESSA NOTÍCIA É FAKE
MEU CUNHADO É ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO DA PETROBRAS. TODAS AS REFINARIAS FORAM ADAPTADAS PARA REFINAR ÓLEO PESADO.
ISSO É MENTIRA!
Está faltando um governo competente nesse país.
enquanto o Brasil não refino o seu óleo os brasileiros vão continuar pagando caro pelo combustível.e ou porque o etanol tá lá nas alturas sendo que o Brasil é o próprio fabricante.porque temos que pagar mais de seis reais pela gasolina se ela tem vinte e cinco por cento de etanol.então alguém tá sendo roubado e esse alguém somos nós porque o governo alimenta e colo a culpa no SMS e diz que o maior culpado são os governos estaduais a quem eles querem enganar com esses. discursos?
Nada haver! Kkkkk O petróleo do pré sal já representa mais de 70% de todo o petróleo produzido no País. E, é de ótima qualidade, baixo custo de produção, leve, baixo teor de enxofre. As refinarias brasileiras estão produzindo bem abaixo da capacidade por causa da política do Governo. Talvez para beneficiar os importadores.
Essa resposta do Ailton é a que mais condiz com a realidade que atravessamos. A Petrobras é manipulada pelos interesses de seus acionistas majoritários… que é o capital estrangeiro. Para eles está cômodo está situação. POIS O DELES ESTA ENTRANDO…. SO QUE EM DOLARES.
Não Refina pq é um país de merda, sem logística, sem base pra nada, sem governante, sem moral e sem estrutura
Na verdade na epoca do PT, o Brasil foi dilacerado nas refinarias pois
Na verdade o Brasil ja era para ser auto suficiente em petroleo, mas na epoca do governo do PT, criou-se refinarias com esse intuito, mas so serviram para roubalheira e lavagem de dinheiro, o governo de Lula e de Dilma, dilaceraram e sucatearam a Petrobras.
Pra eu, isso história pra boi dormir
Óleo grosso, ah conta outra. Vai
Se o nosso petróleo é pesado, obviamente as refinarias brasileiras teriam que ter se adequado desde quando começamos a explopar e extrair o nosso próprio petróleo e isso já faz um bom tempo. Portanto é inexplicável e inaceitável que o Brasil nao refini o próprio petróleo, chega a ser ridículo essa situação, mas todos nos sabemos da incompetência e da corrupção dos políticos brasileiros. O nosso combustível chegou no ápice do seu valor, alguma coisa tem que ser feita, portanto refinaria já