Diversas causas podem resultar no bloqueio do Bolsa Família. O programa é atualmente o principal projeto voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Desse modo, mesmo atendendo ao regulamento, a situação pode acontecer, mas por que o Bolsa Família está bloqueado?
Essa tem sido uma dúvida bastante pertinente no grupo dos beneficiários que estão recebendo o auxílio emergencial via Bolsa Família. No extrato de saque, o benefício aparece como bloqueado, mas dependendo do contexto, esse bloqueio é temporário; entenda melhor na sequência.
Por que o Bolsa Família está bloqueado?
Depende. O Bolsa Família fica temporariamente bloqueado para quem está recebendo o auxílio emergencial em seu lugar. Dessa forma, a mensagem de bloqueio que está sendo mostrada no folha do extrato do benefício nada mais é do que uma mensagem temporária.
Após o encerramento do auxílio, o programa atenderá normalmente os seus beneficiários e contará com uma série de mudanças, visto o lançamento do programa Auxílio Brasil em substituição ao Bolsa Família.
No entanto, no caso de quem teve o benefício bloqueado e não está recebendo o auxílio emergencial, a situação é mais complicada, pois significa que há alguma condicionalidade não atendida.
Para entender melhor, saiba o que são as condicionalidades:
- Na área de educação – Os responsáveis devem matricular as crianças e os adolescentes de 6 a 17 anos na escola. A frequência escolar deve ser de, pelo menos, 85% das aulas para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos, durante o período letivo;
- Na área de saúde – Os responsáveis devem levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelas equipes de saúde e para pesar, medir e fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, a cada 6 meses conforme calendário de acompanhamento. As gestantes devem fazer o pré-natal e ir às consultas na Unidade de Saúde.
Desse modo, caso sejam descumpridas as condicionalidades, o beneficiário tem o benefício bloqueado e até mesmo cancelado. Nesse último caso, o participante sai do programa.
O cumprimento dessas regras é importante, pois a partir delas, o poder público melhora o programa e atende de forma mais efetiva os inscritos.
Quando o benefício é bloqueado, o participante deve regularizar sua situação em até 6 meses.
Veja ainda: Consulta auxílio emergencial pela Dataprev: saiba como verificar situação do benefício
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.