Como veiculado aqui no Brasil 123, faltam ainda alguns dias para o início dos repasses de uma nova rodada do Auxílio Brasil. Mais precisamente, daqui a 14 dias os pagamentos começam por aqueles que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 1.
Dito isso, certamente uma das maiores expectativas dos beneficiários é em relação à confirmação do valor a ser creditado.
Aqueles que acompanham o Brasil 123 sabem que o valor mínimo de R$ 400 está garantido para todos os que estão enquadrados no programa social. Sendo assim, por que se tem falado que o valor do Auxílio Brasil será menor em março?
É sobre isso que vamos falar a partir de agora.
Valor do Auxílio Brasil
Na verdade, a diminuição de recebimento não se dá por conta do Auxílio Brasil, e sim do Auxílio Gás. Isso pode confundir os brasileiros, visto que o pagamento desses dois benefícios é realizado com o mesmo calendário e usa a mesma estrutura da Caixa Econômica Federal, mas são coisas diferentes.
O Auxílio Gás, benefício que repassa um valor de 50% do preço médio nacional do gás de cozinha, para ajudar as famílias em vulnerabilidade social na compra desse item, é um subsídio que pela lei deve ser repassado a cada 2 meses.
É por esse motivo que não haverá pagamento nesse mês, e dessa forma, o total que o beneficiário receberia com Auxílio Brasil mais Auxílio Gás, acaba ficando menor agora em março.
Já o valor do Auxílio Brasil não muda e segue garantido com o repasse mínimo de R$ 400 para todos os beneficiários. Aliás, esse valor turbinado está confirmado pelo governo até dezembro de 2022.
Calendário de março
Acompanhe a programação dos pagamentos ao longo deste mês:
- NIS de final 1 – 18 de março;
- NIS de final 2 – 21 de março;
- NIS de final 3 – 22 de março;
- NIS de final 4 – 23 de março;
- NIS de final 5 – 24 de março;
- NIS de final 6 – 25 de março;
- NIS de final 7 – 28 de março;
- NIS de final 8 – 29 de março;
- NIS de final 9 – 30 de março;
- NIS de final 0 – 31 de março.
Leia também: Prova de vida INSS: Procedimento presencial não é mais seguido