A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos, que são decisivos para o crescimento e desenvolvimento, para a formação de hábitos e para a manutenção da saúde. Por isso, não considere chatice ou frescura, mas um cuidado especial com os pequenos. Para te ajudar nisso, é importante listarmos as razões pelas quais os menores de dois anos não devem consumir açúcar.
Razões pelas quais não se deve dar açúcar a crianças pequenas
- O bebê pode desenvolver sobrepeso;
- Com o consumo de açúcar nos primeiros anos, as papilas gustativas do bebê ficam viciadas. Por isso, a criança acaba sempre preferindo o doce e passa a rejeitar outros alimentos.
- Se a criança tem seu organismo cheio de açúcar, tem energia de sobra. Assim, não terá fome e será mais difícil estabelecer a rotina alimentar com as refeições saudáveis e nos horários certos.
- Estudos apontam que crianças que consomem açúcar têm maior risco de desenvolver diabetes, obesidade e problemas relacionados.
Sabendo disso, o Ministério da saúde disponibiliza um Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. Nesse sentido, a publicação traz entre as atualizações a recomendação de zero açúcar e não ao consumo de alimentos ultra processados para crianças menores de dois anos.
Veja os malefícios
- Cáries nos dentes;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Colesterol alto;
- Gordura no fígado;
- Câncer;
- Gastrite;
- Pressão alta;
- Gota;
- Prisão de ventre;
- Diminuição da memória;
- Miopia;
- Trombose;
- Acne.
Por fim, bebês não precisam de açúcar para serem felizes, precisam de amor e cuidado. Nesse sentido, bebês e crianças não devem ter contato com o açúcar especialmente nos primeiros 2 anos de vida. Já está mais que comprovado cientificamente que os primeiros mil dias de vida (da gestação aos 2 anos) são cruciais para a saúde do indivíduo com repercussões por toda a vida.
Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário.