Desde a salada à sobremesa, as nozes são deliciosas, nutritivas e benéficas à saúde. Geralmente, lembramos de consumi-las nas festas de fim de ano, mas você sabia que as nozes deveriam estar na nossa dieta diária?
Obtidas a partir de um fruto da árvore nogueira, encontrada na Europa e na Ásia, as nozes possuem importantes nutrientes em sua composição como ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio e o aminoácido arginina. Com isso, é inegável que, apesar de elas serem calóricas, elas podem beneficiar a saúde do nosso organismo.
Em síntese, as nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes e, ainda, atuam contra o envelhecimento das células.
Neste sentido, elas são tão poderosas que a ingestão diária, mesmo em pequenas quantidades, pode evitar até 65% o risco de doenças do coração. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação anti-inflamatória. Então, veja mais benefícios:
Benefícios das nozes
- As nozes possuem propriedades antioxidantes, sendo importantes na prevenção e no tratamento de alguns tipos de câncer, como o de mama e próstata;
- Melhora da saúde cardiovascular;
- Por serem também ricas em fibras alimentares, favorecem o trânsito intestinal;
- Previnem a constipação e garantem saciedade, contribuindo com o emagrecimento saudável e equilibrado;
- Rica em ômega 3, ou seja, gordura saudável;
- Fonte de vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio;
- Controla o nível de açúcar no sangue;
Segundo a Journal of Nutrition, substituir snacks não saudáveis por dois punhados diários de nozes podem baixar os níveis de colesterol e regular as bactérias intestinais, além de apresentar queda na pressão arterial.
Por fim, lembre-se sempre de ter uma alternativa saudável para beliscar entre as refeições. Afinal, as nozes podem ser ótimas aliadas. Veja aqui mais benefícios. Confira também receita com nozes aqui.