O prazo para enviar sua declaração de Imposto de Renda neste ano de 2023 começou no dia 15 de março, e vai até o dia 31 de maio. Mais de 14 milhões de pessoas correram para entregar as suas declarações, segundo a Receita Federal. Por isso que hoje, indicaremos quais as vantagens e desvantagens em entregar a declaração do Imposto de Renda cedo demais.
Existem dois grupos de pessoas a se avaliar:
- Das pessoas que tem valores a restituir de Imposto de Renda;
- Das pessoas que tem que pagar valores de Imposto de Renda.
E são estes grupos que analisaremos neste artigo.
Grupos de pessoas que possuem restituição de Imposto de Renda a receber
Neste ano, declarar antecipadamente não é a melhor estratégia para quem tem restituição do imposto a receber e pode esperar. Em outras palavras, o reembolso do Imposto de renda para pessoas que tem que receber, têm seus pagamentos pela ordem de recebimento pela Receita Federal.
Portanto, quanto mais antes de declarar, mais cedo você receberá seu reembolso. Esta é uma boa estratégia para quem ainda não vê a hora de colocar as mãos naquele dinheiro.
Mas para aqueles que não estão necessitando do dinheiro com urgência, receber na última rodada de reembolso (seu pagamento é em setembro) é a melhor opção. Ou seja, adiar o prazo de entrega da declaração, digamos, para as duas últimas semanas de maio. Entenda porque:
A Selic, que hoje está em 13,75% ao ano, é contabilizada nas restituições pagas a partir de junho e daqui para frente. O maior tempo possível para receber seu retorno é uma jogada de negócios inteligente quando as taxas de juros estão altas, pois é improvável que você encontre um melhor investimento em outro lugar.
Mesmo que se a restituição corrigida fosse aplicada em um fundo conservador com rendimento de 100% da Selic, o que não se encontra na maioria das aplicações conservadoras de mercado porque são tributadas ou, se isentas de impostos, não atingem uma rentabilidade tão elevada.
Grupos de pessoas que tem que pagar Imposto de Renda
Este grupo também é mais interessante deixar para realizar a entrega do Imposto de Renda próximo ao final do prazo, poderá fazer o pagamento do IR de duas maneiras:
- Pagamento integral, e assim, não pagará juros;
- Pagamento parcelado, pagando a partir da 2ª parcela, 1% de juros + a variação do mês da Selic.
Quando haverá o pagamento a restituição do Imposto de Renda?
A primeira parcela deste ano, com vencimento em 31 de maio, irá quase inteiramente para as prioridades legalmente exigidas. No entanto, a ordem de entrega da declaração continua a prevalecer sobre a ordem de recebimento destes.
A previsão é de que aquelas pessoas que não atendem às prioridades legais, mas que utilizaram a devolução pré-preenchida ou que concordaram em receber seu reembolso por meio do PIX terão seu pagamento após essas pessoas, também na ordem de entrega da devolução.
Só não espere até o último dia para começar a fazer a declaração. O que você pode fazer, é deixá-la pronta e somente enviar próximo ao prazo final. Em torno de 1 ou 2 semanas antes do término do prazo.