Há quanto tempo você promete para si mesmo que vai caminhar e não começa? A caminhada é uma das atividades físicas mais recomendadas por não exigir muita preparação física e ainda assim melhorar significantemente a qualidade de vida. Qualquer pessoa pode sair para caminhar, precisando apenas de um tênis confortável e um pouco de disposição.
O exercício da caminhada pode ser feito em qualquer lugar, não exige comprometimento financeiro e ainda ajuda no emagrecimento, combate a depressão e melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios. Veja mais!
Benefícios da caminhada
A caminhada é uma alternativa simples e de baixo custo que pode contribuir para a manutenção do peso corporal adequado, melhorar o condicionamento físico, auxiliar na função cardiovascular, prevenir doenças crônicas não transmissíveis e reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Nas pesquisas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, notou-se que a taxa de colesterol, assim como o risco de sofrer com diabete, hipertensão e infarto, era reduzida igualmente entre os voluntários que corriam e os que marchavam. Porém, a caminhada exige menos do coração, o que a deixa a atividade mais segura para amadores e sobretudo para quem acabou de sair do sedentarismo.
Além disso, o impacto da caminhada fomenta a reciclagem adequada dos ossos, com a vantagem de causar menos fraturas por estresse do que a corrida. Recomenda-se andar até para quem já sofre com osteoporose, de acordo com o estágio da doença. Somando-se a isso, práticas leves ou moderadas aperfeiçoam a função das células de defesa diante dos micróbios nocivos. Veja mais benefícios aqui.
Quem não faz ainda comece devagar e vá aumentando gradativamente e quem já faz, está no caminho certo. Continue firme. Adote essa prática, respeitando o seu ritmo e de acordo com a orientação médica.
Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário!
⠀